Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista, o deputado tem atuado na organização do ciclo estadual de debates

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 2 de abril, o deputado estadual Pepê Collaço reforçou a importância do assunto ser discutido com frequência. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista, o deputado tem atuado na organização do ciclo estadual de debates “Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”, junto com a Assembleia Legislativa, Escola do Legislativo, Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Educação Especial, Tribunal de Contas, Fecam, Udesc, Fundação InoversaSul e Federação das Amas de Santa Catarina (Feamas).

O evento já passou por Tubarão, no último dia 22, e Fraiburgo, no dia 26. Também receberão o seminário Balneário Camboriú (29/04), São Miguel do Oeste (24/05), Rio do Sul (07/06), Criciúma (14/06) e Joinville (27/06).

"É necessário discutir políticas públicas de inclusão escolar e fomentar informações sobre a intervenção precoce. Não temos números exatos, mas a estimativa é que uma a cada 27 crianças de até 8 anos tenha o espectro, um percentual bastante alto", destaca Collaço.

As estatísticas indicam que a detecção do transtorno, marcado por dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, está em franco crescimento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas, mas essas informações estão desatualizadas.?