Logo Jornal

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024




FIESC

Em Dubai, presidente da Alesc destaca modernização de porto que pode ser aprimorada em SC

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

O porto atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes e conta com 10 mil empresas, todas movidas a energia solar

Em Dubai, presidente da Alesc destaca modernização de porto que pode ser aprimorada em SC
Foto: Foto: Adriano Piekas
- Comitiva catarinense segue cumprindo agenda nos Emirados Árabes.

No segundo dia da comitiva catarinense nos Emirados Árabes Unidos, o grupo visitou o porto de Dubai, Jebel Ali Port, considerado o 9º maior do mundo, com movimentação de 14 milhões de contêineres ao ano.

O porto atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes e conta com 10 mil empresas, todas movidas a energia solar.

O vice-diretor executivo da empresa DP World, Mohammed Al Muallem, recebeu a comitiva. A empresa administradora do Jebel Ali Port é uma multinacional de logística e movimenta 10% do comércio portuário mundial.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB) avaliou a visita como fundamental para conhecer o processo de modernização que pode ser aprimorado nos portos de Santa Catarina.

“Para se ter uma ideia, a liberação de um contêiner leva entre 15 e 30 minutos apenas. Isso porque antes mesmo de o navio chegar ao porto, as notas fiscais são enviadas à alfândega, que já indica o que quer inspecionar. Isso agiliza imensamente o processo, que é todo sem papel”, explica.

De Nadal destacou que Santa Catarina é um estado exportador e, por isso, precisa ter essa agilidade. "Isso pode fazer com que os nossos produtos ganhem em competitividade, gerando mais emprego, renda e arrecadação."

Para o governador Jorginho Mello, a apresentação feita pela comitiva tem sido fundamental para que as empresas que buscam fazem grandes investimentos possam sentir segurança e vislumbrar oportunidades de negócio em Santa Catarina. “Nós temos muitos desafios para serem superados, mas para isso, precisamos buscar soluções ao redor do mundo”, afirmou o governador.

Durante a reunião, os representantes da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses, e que têm interesse no Porto de Itajaí.

Conforme o diretor Global de Operações de Portos e Terminais da empresa, Tiemen Meester, a DP World deve entrar na disputa pela concessão do Porto Itajaí, o que deve ocorrer em no máximo dois anos. Atualmente, o porto é gerido por uma concessão provisória.

Abu Dhabi

Depois de dois dias em Dubai, a comitiva segue para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, onde participa de uma série de reuniões em diversas áreas.

A comitiva

A comitiva também conta com a participação do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), do presidente da Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, da Associação Catarinenses das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e secretários de Estado.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br