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Bancada da Grande Florianópolis quer celeridade nas melhorias do sistema de transporte coletivo
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A reunião da bancada da Grande Florianópolis sobre o mobilidade urbana na região aconteceu no Palácio Barriga Verde (Fotos: Vicente Schmitt / Agência ALESC)
A mobilidade urbana da Grande Florianópolis está colapsada. Para tratar da situação do sistema de transporte coletivo da região metropolitana da Capital, a Bancada da Grande Florianópolis promoveu uma reunião na manhã desta quinta-feira (13) no Parlamento catarinense.
O principal ponto que norteou o encontro foi a apresentação de uma proposta prévia, elaborada pelo grupo, visando nortear ações urgentes para a melhoria do sistema do transporte público. O documento, que ainda terá dados fornecidos pelos representantes das empresas de transporte coletivo, será entregue ao governador Jorginho Mello.
“Queremos sugerir ações visando a implantação de medidas urgentes, a curto prazo, para melhorar o sistema de transporte. Precisamos ter celeridade nesse assunto”, observou o coordenador da Bancada da Grande Florianópolis, deputado Camilo Martins (Podemos).
O parlamentar coordenou a reunião, que contou com a participação de representantes das empresas do transporte coletivo metropolitano.
Melhorias urgente
Além de concordar com a contratação do estudo proposto pelo governo do Estado, através do Inova Região, com a atualização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), desenvolvido pelo Executivo em 2013, o documento da Bancada da Grande Florianópolis propõe ainda uma nova concessão objetivando a contratação de empresa que opere de forma integrada tanto o sistema terrestre, quanto o BRT e o transporte aquático, garantindo uma operação eficiente e interconectada.
“Enquanto essas mudanças não são efetivadas, é fundamental que as condições da prestação do serviço atual sejam melhoradas, assegurando que a população não sofra com a precariedade do transporte”, acrescentou Camilo Martins.
Para isso, todos os atores imediatos devem ser envolvidos. “Empresas, governo do Estado e prefeituras da região, e, futuramente, representantes do Ministério Público e Tribunal de Contas para garantir segurança jurídica”, observou.
O documento também define as competências de cada um dos atores envolvidos. No caso das empresas, entre as sugestões, estão a aquisição de uma frota nova, com cem novos veículos, a ampliação de linhas e horários e a integração de todas as linhas. “O Parlamento está fazendo a sua parte. O próximo passo é ouvir os prefeitos da região", sugeriu o deputado Marquito (Psol).
Representantes das empresas de transporte coletivo concordaram com a estratégia e se colocaram à disposição para colaborar fornecendo dados e números a respeito do setor. Eles ainda observaram que hoje a insegurança jurídica é o grande entrave para que as empresas possam investir na atualização das frotas.
"É extremamente importante esse debate, que já vem acontecendo há muito tempo e pouco se viu, de fato, de mudanças e de avanços”, observou Léo Xavier, representante da empresa Metrópoles, pontuando que para qualquer tipo de investimento, as empresas necessitam de segurança jurídica. “Então, é extremamente importante a Casa legislativa liderar essa discussão. Tendo esse acordo respaldado, tendo essa segurança jurídica para as empresas, o cidadão catarinense será o mais beneficiado”, afirmou.
Além dos deputados Camilo Martins e Marquito, os deputados Alex Brasil (PL), Sérgio Guimarães (União Brasil) e Sergio Motta (Republicanos) integram a Bancada da Grande Florianópolis
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