A 8ª edição do Programa Estágio Visita, de 14 a 17 de outubro, bateu recorde de participação com a adesão de 80 universitários de todo estado. São graduandos de instituições públicas e privadas de diferentes regiões de Santa Catarina que vão participar, em Florianópolis, de uma imersão com foco na compreensão do trabalho do legislativo e do papel da democracia.

A iniciativa possibilita aos estudantes acompanharem a rotina de debates nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa e as sessões plenárias, além de atividades de formação sobre o processo legislativo e a construção de proposições, visitas aos gabinetes parlamentares e mesa redonda com deputadas e deputados. Ao final do evento, os jovens participam de uma oficina com o objetivo de formularem alguns projetos que posteriormente poderão ser apresentados pelos parlamentares. Na edição anterior, os participantes deixaram como sugestão cinco Projetos de Leis, que ainda estão tramitando na Alesc.

O Programa Estágio Visita faz parte das ações direcionadas a estudantes promovidas pelo Núcleo de Educação para a Democracia (NED) da Escola do Legislativo da Alesc, assim como o projeto Vereadores Mirins, para alunos do Ensino Fundamental, e Parlamento Jovem, para quem é do Ensino Médio. Neste ano, cerca de 2 mil estudantes catarinenses de todos os níveis participaram, direta ou indiretamente, das três iniciativas que levam a escolas de todo o estado formação sobre educação legislativa, cidadania e democracia.

A diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, acredita que os programas preenchem uma lacuna curricular das escolas. "A grade de matérias escolares deveria contemplar alguma que falasse sobre a importância da política, as competências dos Poderes, e a responsabilidade dos cidadãos e cidadãs na democracia", diz a diretora. Ela acredita que a relevância do Programa Estágio Visita é mostrar aos jovens o papel fundamental do Poder Legislativo no funcionamento da democracia. "É uma contribuição da Alesc aos estudantes catarinenses, que terão oportunidade de conhecer o Legislativo, mas também trazer o olhar deles sobre o funcionamento da Assembleia, já que nos quatro dias do programa os universitários vão conhecer a parte técnica que envolve o processo de produção de leis, além de vivenciar o dia a dia do Parlamento e ter contato com os deputados", resume Marlene.

A gestora do núcleo responsável pela iniciativa, Léa Cardoso Medeiros, observa que o projeto é uma das últimas etapas na escolaridade que a Escola do Legislativo atende. "Os universitários vêm à Alesc para conhecer o cotidiano, e também como funciona a democracia dentro do Poder Legislativo. Não tenho dúvida de que eles sairão desse projeto com muito mais conhecimento e consciência do seu papel como cidadão.”

No primeiro dia de evento, os estudantes serão recepcionados pelo presidente da Escola da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), pela diretora Marlene Fengler e pelo presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Lamari. Na sequência, participam da palestra sobre os 35 anos da Constituição Estadual de Santa Catarina, com o professor de Direito e mestre em Sociologia Política, Roberto Wohlke. Nos demais dias, a programação é voltada à rotina do Parlamento. A abertura do evento será às 18h, no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth.

Fonte ALESC