A trajetória e os ensinamentos de Daniel Araújo, da agência D/Araújo, e Jailson de Sá, do portal Acontecendoaqui, na programação do Congresso da Adjori/SC

Mais de uma centena de profissionais de imprensa, de todas as regiões do Estado, estarão presentes no 49º Congresso Estadual da Adjori/SC programado para os dias 12 e 13 de novembro, no Faial Prime Suítes, em Florianópolis. 

O evento tem como missão promover maior integração entre as 106 empresas jornalísticas associadas, que atuam no meio impresso e digital,  fortalecendo os conceitos de união, companheirismo e comprometimento, trazendo, também, muita informação. 
Outro momento importante será o bate papo com o criador e editor do Portal Acontecendoaqui, Jailson José de Sá, e com o fundador da agência D/ Araújo, Daniel Araújo. O Painel Pioneirismo e Reinvenção  promete trazer uma dose de inspiração para a imprensa local e regional que precisa se adaptar aos novos tempos constantemente. O debate será mediado por Ricardo Pavão. 

Confira a programação completa do 49º Congresso Estadual da Adjori/SC aqui?

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes


Daniel Araújo
Daniel Araújo

Daniel Araújo e sua premiada agência

Daniel Araújo, um dos profissionais mais influentes do meio publicitário no País, não se apega a fórmulas de sucesso. Para manter sua agência em permanente movimento, ele segue apenas uma regra: reinventar-se o tempo inteiro. A inquietude, uma das características do publicitário, começou a se desenvolver aos 18 anos, quando teve que decidir entre a segurança de um emprego público e a vocação empresarial. 

A paixão pela propaganda venceu. Assim, em 1983, nasceu a D/Araújo Comunicação.
São quase 40 anos construindo uma trajetória de sucesso, tornando empresas referência através de campanhas criativas e de muito resultado. Muitos dos desafios assumidos tornaram-se cases, dos quais podemos destacar as campanhas que transformaram a Eliane na marca de revestimentos mais vendida no Brasil e a Döhler na segunda maior empresa de cama, mesa e banho do País.

 
Outro golaço da D/Araújo foi a criação da campanha Moleque Bom de Bola, com um dos ídolos da criançada na época, o jogador Robinho. O objetivo era transformar a Parati, marca conhecida apenas no Sul do País até então, em um fenômeno de vendas na região Suldeste. O resultado foi mais do que o esperado, extrapolando as vendas em mais de 100%. 

O mesmo ocorreu com a Sadol, a D/Araújo tornou o fortificante um campeão de vendas no Nordeste, com a campanha estrelada pelo lutador de boxe Popó.
Para a Santur, o desafio foi consolidar Santa Catarina como um dos roteiros turísticos mais desejados do País. E como tudo o que a D/Araújo assume dá resultado, esse não poderia ser diferente. A Secretaria de Turismo do Estado de SC conquistou 5 títulos de Melhor Destino Turístico do Brasil, consecutivamente.

Outro desafio, e talvez um dos maiores já enfrentados pela D/Araújo até hoje e também um dos grandes cases do Nacional, foi aumentar o consumo de carne suína no País, que era de 8 kg per capita para 12kg. Com o conceito “Carne suína é saudável, é carne branca”, a campanha aumentou em 50% o consumo em apenas dois anos.

Todas essas campanhas de sucesso garantiram à D/Araújo e ao Daniel importantes títulos, como o de Publicitário do Ano, por 4 vezes em Santa Catarina, e os cobiçados Marketing Best – recebido em 1997 pela decisiva contribuição oferecida para o desenvolvimento e aplicação da ideologia e técnica do marketing em nosso País – e o título de Publicista Latino-Americano – conferido em 2013 pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade por seu importante trabalho realizado em favor da publicidade brasileira e latino-americana.

Nessas quatro décadas de empresa, Daniel Araújo sempre esteve à frente da agência mais premiada do Estado. São 12 títulos de agência do ano em Santa Catarina e vários prêmios espalhados pelo Brasil e pelo Mundo. Entre os mais reconhecidos estão: Prêmio Profissionais do Ano Rede Globo, Prêmio Editora Abril, Festival Mundial de Gramado e os internacionais New York Festivals, London International Awards, e Lürzer's Int' Archive.

Em 2012, Daniel ingressou no Marketing Político, começando com a campanha vitoriosa de Udo Döhler à prefeitura de Joinville. E a partir de então ganhou todas as campanhas que liderou, passando pelo Senado, com Dário Berger em 2014, Volnei Morastoni como prefeito de Itajaí em 2016, e sua reeleição em 2020.
Exerceu ainda quatro mandatos como presidente do Sinapro/SC (Sindicato das Agências de Propaganda) e duas vezes presidente da Abap/SC (Associação Brasileira das Agências de Propaganda).

Jailson José de Sá

Jailson José de Sá
Jailson José de Sá

Jailson José de Sá, gaúcho de cambará do sul, 4 filhos e 6 netos - trabalhou na conceituada agência Ogilvy, em Porto Alegre e em São Paulo, na década de 70. Depois de trabalhar na Ziegelmeyer Pimentel Propaganda, ingressou no Banco Real, na gerência de propaganda, onde trabalhou durante 22 anos em várias áreas da organização. Foi diretor executivo da “house-agency” do Grupo Real, quando coordenou a comunicação publicitária de suas principais empresas.

Foi responsável pela construção da imagem do banco e do seu conglomerado de empresas, durante vários anos. Em 1997 fundou a Markteam, especializada em marketing cultural. Em 2001, mudou-se para Florianópolis trabalhando com marketing cultural por 3 anos. Em 2003 fundou o portal Acontecendoaqui. Em 2004 fundou o Clube de Propaganda e Marketing de Santa Catarina. O Acontecendoaqui tem dois prêmios colunistas: veículo eletrônico do ano e porta voz da propaganda catarinense.

Em outubro de 2023, Jailson foi vencedor da categoria liderança regional no 22º prêmio APP - contribuição profissional 2023, concedido pela APP Brasil, uma associação de profissionais de propaganda.

20 Anos do Acontecendoaqui

Considerado o principal portal de propaganda e marketing de Santa Catarina, o Acontecendo Aqui completa 20 anos nesta terça-feira,  3 de outubro. A celebração da data será com um evento que vai discutir os desafios e o futuro da comunicação diante das transformações tecnológicas, principalmente com a popularização das ferramentas de inteligência artificial. O convidado para o debate é o empresário Jaime De Paula.

“O Acontecendo Aqui surgiu com o propósito de dar visibilidade para os diferentes protagonistas do mercado de comunicação de Santa Catarina e fortalecer ainda mais o setor”, diz o fundador Jailson de Sá. “Acredito que demos contribuições importantes para o mercado nessas primeiras duas décadas”.

Como exemplo, ele cita a cobertura de grandes eventos, como o Festival de Cannes que tem cobertura presencial todo ano desde 2013, quando o portal trouxe para o mercado local entrevistas com profissionais reconhecidos em diferentes partes do mundo e apresentou material premiado. “Nessas oportunidades, somos uma janela para quem está em Santa Catarina acompanhar o que acontece no restante do país e fora daqui”. Além disso, acrescenta, o portal recebe artigos, entrevistas e contribuições de empresários, publicitários, diretores de criação, jornalistas, designers e outros profissionais do mercado local. “Aí temos um papel diferente. Somos um espaço que mostra a qualidade e o conhecimento daqueles que atuam aqui e formam um ambiente muito criativo e profissional”.

Em vinte anos, o Acontecendo Aqui construiu audiência e autoridade. Hoje o portal tem mais de 110 mil usuários únicos mensais, com leitores espalhados por toda Santa Catarina e também por outros estados, como Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros. O portal já conquistou o Prêmio Colunistas, como porta voz da propaganda catarinense, e Prêmios do Clube de Criação de Santa Catarina, pela qualidade do conteúdo do portal e como Veículo Eletrônico do Ano, pelo Prêmio Colunistas.