Prêmio Adjori/SC

Regulamento do 23º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Regras da edição 2022 do concurso foram aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária


Regulamento do "Prêmio ADJORI/SC de Jornalismo"

A PENA DE OURO DO JORNALISMO CATARINENSE


DISPOSIÇÕES INICIAIS

Art. 1º - Este Regulamento define os critérios para inscrições e avaliações dos trabalhos que concorrerão ao maior prêmio de Comunicação de Santa Catarina, aberto a empresas jornalísticas associadas à ADJORI/SC, agências de publicidade e a acadêmicos em geral.

Parágrafo primeiro: O Prêmio ADJORI/SC de Jornalismo, premia os Melhores do Ano com a entrega de troféus em 4 (quatro) categorias: Jornalismo Impresso; Publicidade ou Propaganda; Jornalismo On-Line; Área Acadêmica. Uma iniciativa da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - ADJORI/SC destinada a destacar e incentivar o interesse, o talento e a criatividade de pessoas e empresas cuja atuação tem contribuído para o aperfeiçoamento dos jornais de Santa Catarina tornando-os um meio de comunicação cada vez mais importante e respeitado junto às comunidades.

Parágrafo segundo: Para alteração do presente instrumento será necessário a concordância da maioria simples dos associados com direito a voto, em Assembleia Extraordinária previamente convocada para tal fim.

DOS PRAZOS

Art. 2º - As edições do Prêmio ADJORI/SC de Jornalismo premiarão trabalhos produzidos e publicados por empresas jornalísticas associadas à entidade durante o ano anterior ao prêmio.

Parágrafo primeiro: O prazo para inscrição no site do Prêmio vai do primeiro dia útil de fevereiro até 30 de abril do ano corrente, e a entrega dos materiais até 30 de maio, impreterivelmente.

Parágrafo segundo: Os materiais devem ter sido publicados entre o primeiro e o último dia útil do ano anterior ao concurso não terem sido inscritos em edições anteriores do prêmio.

DAS CATEGORIAS

Art. 3º - Jornalismo Impresso - Distingue com troféus e menções honrosas os trabalhos jornalísticos inscritos em nove (9) subcategorias.

Parágrafo primeiro: As subcategorias do Jornalismo Impresso são:

a) Apresentação Gráfica: O Jornal inscrito será avaliado por profissionais das áreas jornalística e de design através de três (3) edições. Duas (2) definidas pela organização do prêmio e uma (1) apresentada pelo próprio inscrito.

b) Charge ou Ilustração: A Charge inscrita deve ser feita por equipe do jornal ou colaborador, a pedido do jornal, e sobre temas preferencialmente locais ou estaduais e inéditas. A Ilustração deve ser inédita e criada pela equipe do jornal.

c) Coluna: A Coluna deve ser assinada por colunista exclusivo do jornal

d) Crônica: A Crônica inscrita deverá ser inédita e ter sido veiculada exclusivamente no jornal que a inscreveu no prêmio. O autor não precisa ser exclusivo do veículo.

e) Editorial: O Editorial deve retratar a opinião do jornal. Não serão aceitos materiais assinados por colunistas.

f) Fotografia: A Foto inscrita deve ter sido veiculada em edição do jornal e produzida pela própria equipe.

g) Projeto Especial: Neste quesito podem ser inscritos Caderno Temático ou Série de Reportagens ou Série de Entrevistas. O jornal poderá inscrever apenas um tipo de material. No caso de Série de Reportagens e Série de Entrevistas devem ser inscritas três produções jornalísticas, publicadas numa mesma edição ou não. O julgamento se dará por tipo de material inscrito. Os textos devem ser inéditos, produzidos pela equipe da redação, e veiculados como parte integrante do jornal.

h) Reportagem Livre: A reportagem com tema livre deve ocupar pelo menos uma página de jornal tabloide e não deve ultrapassar quatro páginas no total, incluindo ilustração, publicadas em uma mesma edição.

i) Reportagem Pautada: A Reportagem deverá versar sobre o tema "Retomada Pós Covid 19", abordando como o município está saindo da pandemia sob diferentes aspectos: sanitário, econômico, social, educacional.

Art. 4º - Publicidade ou Propaganda - Distingue com troféus e menções honrosas peças publicitárias inscritas em três (3) subcategorias.

Parágrafo primeiro: As subcategorias de Publicidade ou Propaganda são:

a) Anúncio de Agência: Peça desenvolvida por agência e veiculada em edição impressa do veículo.

b) Anúncio do Jornal: Peça desenvolvida pela própria equipe do jornal e veiculada em edição impressa do veículo.

c) Campanha do Jornal: Peças produzidas pela própria equipe do jornal e veiculada em impresso.

Parágrafo segundo - Serão consideradas campanhas, as formadas por no mínimo três peças gráficas diferentes, de um mesmo anunciante, que seguem um mesmo tema, um mesmo mote, uma mesma ideia, comprovadamente veiculadas.

Parágrafo terceiro: Não poderão ser inscritos trabalhos de publicidade ou propaganda do governo estadual e federal e suas autarquias. A coordenação do prêmio poderá solicitar ao jornal a autorização da agência para veiculação do material publicitário.

Parágrafo quarto - A agência cujo trabalho for vencedor na categoria Anúncio de Agência também será agraciada com troféu.

Art. 5º - Jornalismo On-line - Distingue com troféus e menções honrosas os trabalhos inscritos em duas (2) subcategorias

Parágrafo primeiro: As subcategorias são:

a) Site: Podem ser inscritos Sites de empresas jornalísticas associadas, desenvolvidos em qualquer plataforma, que estejam ativos no ano anterior ao da inscrição, mesmo não possuindo jornal impresso, e que disponibilizem a chave de acesso ao google analytics para o acompanhamento da ADJORI/SC e da comissão julgadora.

b) Multimídia: Serão premiadas as melhores Reportagens Multimídia, postadas nas respectivas redes sociais das empresas jornalísticas associadas no ano anterior a edição do prêmio, inclusive nos sites que estão fora do sistema da ADJORI/SC.

Parágrafo segundo: Na subcategoria Site estarão em julgamento o design e a arquitetura da informação, o índice de atualização, as formas de exploração da ferramenta e o conteúdo, considerando-se, aí, o agrupamento por editorias, a quantidade de matérias locais e o crédito das fontes. Os sites serão analisados em pelo menos três oportunidades e em datas aleatórias.

Parágrafo terceiro: As reportagens multimídia serão avaliadas pelo seu conteúdo jornalístico, qualidade de som e imagem e demais recursos utilizados e deverão ter no máximo dez (10) minutos.

Art. 6º - Área Acadêmica - Distingue os inscritos com troféus e menções honrosas trabalhos de Graduação e de Pós-Graduação.

Parágrafo primeiro - Podem ser inscritos trabalhos de conclusão de curso, projetos especiais, monografias - para disputar troféu de Graduação, e dissertações ou teses, que concorrerão ao troféu de Pós-Graduação.

Parágrafo segundo - Os temas devem abordar a área de Comunicação - mídia impressa, eletrônica ou on-line - incluindo-se história de empresas jornalísticas.

Parágrafo terceiro - A produção acadêmica, textual ou midiática, deve ter sido elaborada em período definido pela organização do Prêmio.

Parágrafo quarto - Os acadêmicos não ligados a jornais associados devem entrar em contato com a ADJORI/SC pelo e-mail premio@adjorisc.com.br para efetuar a inscrição.

Parágrafo quinto: A premiação na Área Acadêmica só ocorrerá com a inscrição de no mínimo Quatro trabalhos, tanto para Graduação como para Pós-graduação. Quando não completado esse número de peças acadêmicas, os trabalhos inscritos passam a disputar a premiação subsequente.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 7º - As inscrições dos trabalhos de jornais associados em todas as categorias do Jornalismo Impresso, da Publicidade ou Propaganda, da Área Acadêmica e do Jornalismo On-line serão feitas on-line no link de inscrição do Prêmio ADJORI/SC de Jornalismo por meio de preenchimento de formulário e anexação de PDF do material inscrito. Será exigido o PDF completo e correspondente ao original de todo o material inscrito.

Parágrafo primeiro - No caso de materiais impressos, mesmo com inscrição on-line, é necessário o envio do produto impresso para comprovação.

a) Nos quesitos Apresentação Gráfica e Projeto Especial (Caderno Temático, Série de Reportagens e Série de Entrevistas) são necessários três (3) originais de cada material inscrito, assim como três (3) cópias da ficha de inscrição preenchida na internet.

b) Para as demais categorias do Jornalismo Impresso e da Publicidade é necessário enviar apenas uma (1) edição de cada material inscrito, ou apenas a página, ou as páginas, dos referidos materiais, com a respectiva ficha de inscrição.

c) A inscrição da Reportagem Multimídia também é feita pelo portal, com a indicação, na ficha de inscrição, do link da matéria inscrita.

d) Os exemplares do jornal com os respectivos materiais inscritos devem ser endereçados a: Prêmio ADJORI/SC de Jornalismo - Troféu Pena de Ouro - Edição 2021 - Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 901 - Centro, Florianópolis/SC - CEP 88015-090, e podem ser protocolados na Secretaria da ADJORI/SC, até a data definida no Art. 2º.

e) Só serão confirmadas as inscrições após o recebimento das edições impressas, com os respectivos materiais concorrentes.

f) Cada material enviado, de acordo com o presente regulamento, terá sua inscrição confirmada no mesmo local das inscrições.

g) Materiais inscritos enviados de forma incompleta, ou em desacordo com o especificado no regulamento, deverão ser descartados, não cabendo a equipe da ADJORI/SC solucionar pendências.

h) Os materiais inscritos podem ser desclassificados durante o processo de julgamento, caso a comissão julgadora constatar algum desacordo com o regulamento.

i) Os jornais que induzirem a coordenação do prêmio ao erro, inscrevendo materiais falsamente ajustados ao regulamento, serão impedidos de participar do concurso na edição subsequente.

j) Cada jornal associado poderá inscrever somente um trabalho por quesito da categoria.

k) Os jornais podem fazer a 'defesa' dos materiais na ficha de inscrição.

DA COORDENAÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

Art. 8º - O Prêmio ADJORI/SC de Jornalismo Troféu Pena de Ouro - Edição 2021 será coordenado por equipe de profissionais que integram a ADJORI/SC, que selecionará o corpo de jurados para os trabalhos inscritos, entre doutores, mestres, professores graduados, profissionais especializados em comunicação social ou de áreas afins, não ligados a jornais associados. Serão constituídas Quatro Comissões Julgadoras distintas - uma para cada categoria: Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line, Publicidade ou Propaganda e Área Acadêmica. Cada trabalho inscrito é avaliado por três membros do júri da respectiva comissão.

DAS AVALIAÇÕES

Art. 9º - Os jurados analisarão os trabalhos individualmente e darão nota de cinco a dez, contemplando uma casa decimal, em cada trabalho. Seus nomes somente serão divulgados quando os resultados forem anunciados.

a) Caberá à Coordenação do Prêmio somar as notas dos trabalhos de cada categoria e declarar vencedores os que obtiverem as maiores notas. .

b) As decisões dos jurados são irrecorríveis.

c) Caso haja EMPATE entre os finalistas, todos serão contemplados com menção honrosa, contudo, o empate na primeira colocação exigirá novo julgamento dos trabalhos com igual pontuação por um membro da comissão julgadora, especialmente indicado para essa avaliação.

d) Caso haja EMPATES NA PREMIAÇÃO DE PENAS, mesma soma de pontos na primeira, segunda ou terceira colocação, na categoria Jornalismo Impresso, o critério de desempate será a nota obtida pelo jornal no quesito Reportagem Livre; permanecendo o empate será considerada a nota obtida em Reportagem Pautada; mantida a igualdade de pontos, o desempate será pelo quesito Editorial.

e) Para o caso de EMPATE na pontuação da categoria Publicidade ou Propaganda, o critério de desempate é a nota obtida pelo trabalho da equipe; o primeiro quesito de desempate é a nota de Campanha de Equipe e, na sequência, Anúncio de Equipe.

f) Para caso de EMPATE no Jornalismo On-line, o critério de desempate é a nota obtida no quesito Site.

g) AUDITORIA - Uma comissão formada por representantes de cinco (5) jornais associados, participantes do concurso ou não, se reunirá no dia imediato à entrega dos prêmios, ou em outra oportunidade, para auditar notas atribuídas pelos jurados, bem como resultado que apontou os vencedores.

DAS PREMIAÇÕES

Art. 10º - A premiação se dará com a entrega de Menção Honrosa, Troféu ADJORI/SC, Troféu Presidente Miguel Ângelo Gobbi, Troféu Governador Luiz Henrique Da Silveira e Troféu Pena de Ouro.

a) Menção Honrosa - Serão conferidos diplomas de MENÇÃO HONROSA para os finalistas (exceto o vencedor, que receberá troféu) em todas as categorias do PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO.

b) Na Área Acadêmica, serão conferidos diplomas de menção honrosa para os segundos colocados na disputa de Graduação e Pós-graduação. Na Publicidade ou Propaganda, serão conferidos diplomas de menção honrosa para os finalistas que obtiverem a segunda e a terceira melhor nota do quesito, valendo esse critério para os três quesitos em disputa na categoria. O mesmo procedimento valerá para os finalistas da categoria Jornalismo On-line. São finalistas os jornais que obtiverem as três melhores notas no quesito Site e os jornais que obtiverem as três melhores notas no quesito Reportagem Multimídia. No Jornalismo Impresso serão finalistas as cinco melhores notas do quesito, valendo esse critério para todos os nove quesitos em disputa.

c) Troféu ADJORI/SC - Será conferido ao vencedor de cada subcategoria, em todas as categorias.

d) Troféu Governador Luiz Henrique da Silveira - Será conferido ao vencedor geral da categoria Publicidade ou Propaganda, que se dará pela soma das notas obtidas nos quesitos em disputa. A terceira colocação será identificada com o "Troféu Bronze", a segunda colocação com o "Troféu Prata" e a primeira colocação com o "Troféu Ouro".

e) Troféu Presidente Miguel Ângelo Gobbi - Será conferido ao vencedor geral da categoria Jornalismo On-Line que se dará pela soma das notas obtida nos quesitos Site e Reportagem Livre. A terceira colocação será identificada com o "Troféu Bronze", a segunda colocação com o "Troféu Prata" e a primeira colocação com o "Troféu Ouro"./

f) Troféu Pena de Ouro - Será conferido aos Melhores do Ano, definidos pela soma de pontos obtidos nos nove (9) quesitos do Jornalismo Impresso que recebem pela terceira colocação o "Troféu Pena de Bronze", segunda colocação o "Troféu Pena de Prata" e pela primeira colocação geral da categoria o "Troféu Pena de Ouro".

g) Certificado de Participação - Todos os jornais e acadêmicos inscritos na premiação receberão um Certificado Participação.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 11º - A Diretoria da ADJORI/SC fica autorizada a buscar terceiros como parceiros para patrocinar o atual prêmio. Também caberá à Diretoria da ADJORI/SC a escolha de nomes de personalidades públicas para os troféus dedicados aos Melhores do Ano.

Parágrafo Único: Casos Omissos - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação do Prêmio.

O presente instrumento foi aprovado pela maioria de seus associados em 30 de agosto de 2021 e entra em vigor a partir desta data.


Florianópolis/SC, 30 de agosto de 2021.

JOSÉ ROBERTO DESCHAMPS

Presidente

VALMOCI JESUS DE SOUZA

Vice-Presidente

AILTON CARLOS COELHO

1º Secretário

HÉLIO WESTPHAL

1º Tesoureiro





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br