INTEGRAÇÃO

Encontro regional em Florianópolis traz capacitação e integração para jornais associados

Evento aconteceu na manhã de sábado (11) no Sesc Cacupé, em Florianópolis

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo
Foto: José Roberto Deschamps/Adjori/SC

"Nós temos a notícia local onde o leitor mora, somos, de fato, a grande imprensa catarinense!". Foi assim que o presidente da Associação dos Jornais de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, abriu o encontro regional para associados de jornais da Grande Florianópolis, Sul e Litoral Norte catarinense. O evento reuniu mais de 45 pessoas na manhã de sábado (11), no Hotel Sesc Cacupé.

Deschamps enfatizou o trabalho realizado para os associados durante o ano, incluindo os convênios com o Governo do Estado de Santa Catarina e com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Também falou sobre a possibilidade de novos convênios com outros órgãos públicos, parte do trabalho da Associação para valorizar o jornalismo regional catarinense.

O vice-presidente da Adjori/SC, Valmoci de Souza, e o diretor executivo, Marcos André de Siqueira, também estavam presentes. O evento tinha como anfitriões a vice-presidente da Grande Florianópolis, Daiane Abreu Rodrigues, do Jornal Trindade e o vice-presidente do Litoral Norte e o vice-presidente do Sul, Alaor Alexandre, do Jornal do Sul. Adriana Maria, assessora de comunicação da Fecomércio/SC e a superintende de comunicação da Prefeitura de Florianópolis, Aline Cabral Vaz, também estavam presentes. Nesta edição, o evento é apoiado pelo Sebrae/SC, Sesc, Crea/SC, UrbanTV, ShareMKT, Maltês Craftbeer e Sistema Fecomércio/SC.

Este foi o segundo encontro regional de 2022, o primeiro foi realizado na cidade de Timbó. A programação anual contempla ainda encontros em Campos Novos, no dia nove de julho e em Chapecó dia cinco de agosto.

A representante do SESC, Adriana Cadore, agradeceu a escolha do hotel para sediar o evento e reconheceu a importância do jornalismo regional na divulgação de informações da entidade.

A programação envolveu conversa com representantes dos poderes executivo e legislativo. A diretora de comunicação da Alesc, Lúcia Helena Vieira, falou sobre o trabalho da Assembleia e o convênio firmado em parceria com a Adjori/SC. "Por meio dele, reforçamos o conceito de democracia e da importância da representação," afirmou a diretora. Lúcia Helena também anunciou um novo convênio com as entidades com o dobro do valor, após as eleições.

O Secretário de Estado da Comunicação, João Cavallazzi falou sobre a importância dos jornais regionais, que são "quem mantém e valoriza a cultura e história das cidades, por isso é fundamental o apoio a esses jornais impressos". Ele afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para um novo convênio com os jornais sobre utilidade pública.

Por vídeo, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, reconheceu a importância do jornalismo regional para divulgar as informações da entidade para todo território catarinense.


Evento envolveu conversa com a diretora de comunicação da Alesc e com o secretario de Estado da comunicação. 


Capacitação

A série de palestras do encontro regional começou com a jornalista Rita Lombardi, que trouxe técnicas de como preparar materiais para prêmios jornalísticos. Rita é coordenadora do prêmio Adjori/SC de jornalismo e falou sobre técnicas para preparar materiais jornalísticos para premiações.

Na sequência, a consultora em comunicação Helena Iracy Cerquiz Santos Neto, falou sobre persuasão e influência: como se comunicar melhor. "A persuasão e influência são questões que andam juntas pela comunicação não violenta e transitam pela comunicação assertiva e tudo isso faz parte de uma boa comunicação organizacional, quando a gente quer ter uma boa cultura organizacional. Mas, acima de tudo, quando acreditamos no que falamos e queremos fazer a diferença", declarou Helena.


Além de troca de conhecimentos, encontro regional também trouxe capacitação para os jornais.

Para finalizar, o assessor de comunicação e marketing do Serviço do Sebrae/SC, Spyrus Diamantaras falou sobre a importância de uma visão de mercado nos jornais, visando atrair parceiros para os jornais. "Independente da periodicidade, nós temos que ter escopo de atuação e captar o momento do gol", afirmou ele, em relação aos cases de jornais




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br