institucional

Em palestra, professores apontam caminhos para o jornalismo local na internet

Foto: fotocongresso.com.br

A tarde de programação do 48º Congresso Catarinense de Jornais Locais encerrou com a palestra 'Conexões locais: a importância do jornalismo em contato com o seu leitor', ministrada pelos professores da Univali Vera Lúcia Sommer e Vinicius Batista de Oliveira. Durante a apresentação, os palestrantes falaram sobre os novos cenários e desafios para a comunicação e o jornalismo no mundo digital.

De início, a professora Vera fez uma provocação: 'Por que a gente se informa?'. A pergunta de muitas respostas é uma chave, segundo ela, para entender um pouco do fazer jornalismo e comunicação. Da mesma forma, é uma maneira de entender a importância do jornal local para suas comunidades. 

"A proximidade geográfica é a razão de ser do jornal do interior. E essa uma lacuna dos grandes veículos. [...] Os jornais locais são porta-vozes das comunidades. Essa é uma arma. Vocês têm muito poder nas mãos, mas tem que saber como usar. A internet está aí e nós temos que explorar tudo", disse. 

Para a professora, mesmo que o jornal local tenha a força do impresso ainda como uma realidade, "não pode virar as costas" ou "fazer de conta que não está acontecendo" para as mudanças no setor, como o surgimento de novas mídias e as novas formas de se comunicar. 

"O novo vem, a gente querendo, ou não", explica a professora. "É mudar para permanecer", acrescenta. Mesmo assim, a professora ressaltou a relevância do jornal local como principal meio de comunicação da comunidade e ressaltou que, para que aquele assunto que esta diretamente ligado ao leitor pela extrema proximidade, não há concorrência. 

Na sequência, o professor Vinicius Batista de Oliveira falou sobre as novas tendências do mercado digital, como o amplo uso de internet por meio de smartphones e o grande número de horas em que o usuário passa lendo, assistindo ou ouvindo notícias. Outro ponto é o aumento da presença do público da classe C na internet, que alterou alguns comportamentos e métricas. 

"Antigamente a gente perguntava quanto tempo a pessoa ficava conectada. Hoje é o dia todo", diz. Estudo apresentado pelo professor mostra que as redes sociais lideram o consumo de conteúdo via internet, seguida de notícias, músicas e podcasts. 

Para estar mais presente no meio digital, o professor aponta alguns caminhos. Entre eles o entendimento de algoritmos das redes sociais e apostas em produtos diferenciados, como podcasts e newsletters. Além disso, afirma que hoje a grande missão da internet é a "disputa por atenção" do público e ressaltou a importância do localismo. 

"A pessoa está preocupada com o local dela. É a informação que serve, que é comum. [...] Os hábitos de consumo indicam que o jornalismo local importa e que as pessoas procuram o que acontece no seu quintal, com seus vizinhos", acrescenta. 

Ao fim, o palestrante reafirmou o conceito de digital first, a ideia de que a informação tem que chegar primeiro via internet, com imediatismo, de forma a se conectar rapidamente como o público, o que não exclui uma apuração e divulgação diferenciada para outros canais.



O Congresso Catarinense de Jornais locais é uma iniciativa da Adjori/SC e tem os seguintes apoiadores:


-Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS);

-Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam);

-Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);

-Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC);

-Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE);

-Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc);

-Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC);

-Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc); e

-Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro).


A entrega do 22º Prêmio Adjori/SC de Jornalismo ocorre a partir das 20h e terá transmissão pelo rcnonline.com.br 




Imagens




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br