Prêmio Adjori/SC

Abertas inscrições para a 23ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo

Podem participar empresas jornalísticas associadas à ADJORI/SC, agências de publicidade e acadêmicos em geral.

O Prêmio Adjori/SC de Jornalismo - edição 2022 -  vai premiar os Melhores do Ano com a entrega de troféus em quatro categorias: Jornalismo Impresso; Publicidade ou Propaganda; Jornalismo On-Line e Área Acadêmica. Essa tradicional iniciativa da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina tem sido uma ferramenta importante para o aprimoramento das empresas jornalísticas associadas, contribuindo, também, para a valorização dos trabalhos acadêmicos voltados à área de Comunicação. Ao premiar peças publicitárias criadas por agências ou pelas equipes do jornais, o concurso da Adjori/SC também destaca a criatividade e a qualidade do material publicitário produzido no interior de Santa Catarina. 

Esta 23ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo traz algumas alterações em seu Regulamento, com vistas a dar mais oportunidade a todos os inscritos de disputarem a premiação máxima nas Categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo On-line e Publicidade & Propaganda.

Confira as principais alterações

Jornalismo Impresso
Permanecem nove subcategorias, todas elas valendo pontos - e troféus -  para obtenção da premiação máxima, o Troféu Pena de Ouro. No entanto, a subcategoria Apresentação Gráfica ganhou mais importância, sendo avaliada nos aspectos Editorial e Gráfico, eliminando-se a subcategoria Conjunto da Obra. Também houve modificação na subcategoria Coluna ou Crônica, que foi desdobrada. São, agora, duas subcategorias. Outra inovação é a subcategoria Projeto Especial, que faculta ao jornal inscrever Caderno Temático, ou Série de Entrevistas ou Série de Reportagens.  Confira as disposições atuais para o Jornalismo Impresso

a) Apresentação Gráfica: O Jornal inscrito será avaliado por profissionais das áreas jornalística e de design através de três (3) edições. Duas (2) definidas pela organização do prêmio e uma (1) apresentada pelo próprio inscrito. A coordenação do prêmio definiu os meses de Fevereiro e Setembro para esta 23ª edição do concurso.

b) Charge ou Ilustração: A Charge inscrita deve ser feita por equipe do jornal ou colaborador, a pedido do jornal, e sobre temas preferencialmente locais ou estaduais e inéditas. A Ilustração deve ser inédita e criada pela equipe do jornal.

c) Coluna: A Coluna deve ser assinada por colunista exclusivo do jornal

d) Crônica: A Crônica inscrita deverá ser inédita e ter sido veiculada exclusivamente no jornal que a inscreveu no prêmio. O autor não precisa ser exclusivo do veículo.

e) Editorial: O Editorial deve retratar a opinião do jornal. Não serão aceitos materiais assinados por colunistas.

f) Fotografia: A Foto inscrita deve ter sido veiculada em edição do jornal e produzida pela própria equipe.

g) Projeto Especial: Neste quesito podem ser inscritos Caderno Temático ou Série de Reportagens ou Série de Entrevistas. O jornal poderá inscrever apenas um tipo de material. No caso de Série de Reportagens e Série de Entrevistas devem ser inscritas três produções jornalísticas, publicadas numa mesma edição ou não. O julgamento se dará por tipo de material inscrito. Os textos devem ser inéditos, produzidos pela equipe da redação, e veiculados como parte integrante do jornal.

h) Reportagem Livre: A reportagem com tema livre deve ocupar pelo menos uma página de jornal tabloide e não deve ultrapassar quatro páginas no total, incluindo ilustração, publicadas em uma mesma edição.

i) Reportagem Pautada: A Reportagem deverá versar sobre o tema "Retomada Pós Covid 19", abordando como o município está saindo da pandemia sob diferentes aspectos: sanitário, econômico, social, educacional.

Publicidade ou Propaganda
Nessa categoria houve a eliminação da subcategoria "Campanha de Agência", em virtude de um número reduzido de jornais impressos disporem dessa modalidade de veiculação. Restaram, portanto, as seguintes subcategorias, valendo nota e troféus

a) Anúncio de Agência: Peça desenvolvida por agência e veiculada em edição impressa do veículo

b) Anúncio do Jornal: Peça desenvolvida pela própria equipe do jornal e veiculada em edição impressa do veículo.

c) Campanha do Jornal: Peças produzidas pela própria equipe do jornal e veiculada em impresso.Serão consideradas campanhas, as formadas por no mínimo três peças gráficas diferentes, de um mesmo anunciante, que seguem um mesmo tema, um mesmo mote, uma mesma ideia, comprovadamente veiculadas

Jornalismo On-line 

Nesta categoria, a única alteração é a possibilidade de empresas jornalísticas associadas participarem do concurso, mesmo não tendo jornal impresso e não ligadas à plataforma de sites da Adjori/SC:

a) Site: Podem ser inscritos Sites de empresas jornalísticas associadas, desenvolvidos em qualquer plataforma, que estejam ativos no ano anterior ao da inscrição, mesmo não possuindo jornal impresso, e que disponibilizem a chave de acesso ao google analytics para o acompanhamento da ADJORI/SC e da comissão julgadora.

b) Multimídia: Serão premiadas as melhores Reportagens Multimídia, postadas nas respectivas redes sociais das empresas jornalísticas associadas no ano anterior a edição do prêmio, inclusive nos sites que estão fora do sistema da ADJORI/SC. As reportagens multimídia serão avaliadas pelo seu conteúdo jornalístico, qualidade de som e imagem e demais recursos utilizados e deverão ter no máximo dez (10) minutos.

Área Acadêmica -

Podem ser inscritos trabalhos de conclusão de curso, projetos especiais, monografias - para disputar troféu de Graduação, e dissertações ou teses, que concorrerão ao troféu de Pós-Graduação. Os temas devem abordar a área de Comunicação - mídia impressa, eletrônica ou on-line - incluindo-se história de empresas jornalísticas. A produção acadêmica, textual ou midiática, deve ter sido elaborada em período definido pela organização do Prêmio.  Os acadêmicos não ligados a jornais associados devem entrar em contato com a ADJORI/SC pelo e-mail premio@adjorisc.com.br para efetuar a inscrição. A premiação na Área Acadêmica só ocorrerá com a inscrição de no mínimo Quatro trabalhos, tanto para Graduação como para Pós-graduação. Quando não completado esse número de peças acadêmicas, os trabalhos inscritos passam a disputar a premiação subsequente.

Íntegra do Regulamento

Confira aqui




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br