Logo Jornal

Sábado, 18 de Maio de 2024




Evento

Imprensa catarinense é destaque em sessão da Alesc que celebrou os 90 anos da ACI

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

José Roberto Deschamps, presidente da Adjori/SC, prestigiou o evento

Imprensa catarinense é destaque em sessão da Alesc que celebrou os 90 anos da ACI
Foto: Fernanda Kleinebing/Agência Adjori/SC de Jornalismo
- Deborah Almada, presidente ACI, e José Roberto Deschamps, presidente da ADJORI/SC

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) prestigiou a  sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) que celebrou os 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). A valorização aos profissionais da imprensa e a liberdade de expressão foram os compromissos presentes durante a sessão, que aconteceu na noite de segunda-feira (4).

"Vejo que a ACI e a Adjori têm muito em comum. Em especial a busca pela verdade e o fortalecimento de todo o jornalismo do estado, que tão bem informa à sociedade catarinense. Ambas as instituições apostam na inovação para vencer os desafios e encontrar oportunidades nas novas conexões de uma sociedade tecnológica", enfatizou o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps.

Os associados à Adjori/SC Cláudio José Schlindwein, do Jornal O Município de Brusque, Hermann Byron de Araújo, do portal Imagem da Ilha e Cláudia Pavão, do Jornal Folha da Serra também estavam presentes. "O evento mostrou a importância e a força da imprensa catarinense, que deve seguir trabalhando pelo bom e ético jornalismo, defendendo a liberdade de expressão e a democracia", explica Cláudia Pavão, diretora da ACI para a serra catarinense. Além de Deschamps, Marcos André de Siqueira, diretor executivo da Adjori/SC, prestigiou o evento.


Rodrigo Ferreira/ Agência Adjori/SC de Jornalismo/Da esquerda para direita: Cláudio José Schlindwein, Marcos André de Siqueira, Cláudia Pavão, Deborah Almada, Lúcia Helena Vieira, Denise Christians, José Roberto Deschamps e Hermann Byron de Araújo


A jornalista Deborah Almada, atual presidente da ACI, recebeu a homenagem em nome da Associação e, durante seu discurso, destacou a importância do combate à censura. "A liberdade de expressão é, desde sempre, a mola mestra da entidade", enfatizou.

Ademir Arnon, presidente do Conselho Superior da ACI, que também foi homenageado, falou sobre a inovação para os profissionais jornalistas. "A perenidade de uma entidade depende da renovação constante e o indivíduo mais experiente mostra mais sabedoria e compromisso com o futuro quando ele aceita deixar de ser o protagonista para servir de esteio aos que chegam", explica.

Além da ACI, a sessão homenageou os ex-presidentes Cyro Barreto, Osmar Aires Teixeira, Moacir Pereira e Ademir Arnon.


Bruno Collaço / AGÊNCIA AL/Ex-presidentes da ACI homenageados


História da entidade
Fundada em 1932, a entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida no período do Estado Novo, no Governo de Getúlio Vargas.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o grupo retomou suas operações sob o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa, fundada na década de 1950, que também deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, assim como o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br