RCN IMPRESSA
Notícias e reportagens publicadas em jornais de todo o Estado
RCN IMPRESSA

Títulos de eleitores com mais de 70 anos não estão sendo cancelados

Confira as notícias da edição da RCN impressa desta semana

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo
Foto: Fernanda Kleinebing/ Agência Adjori/SC de Jornalismo

Nas últimas semanas, notícias de que títulos de eleitores de pessoas com mais de 70 anos estariam sendo cancelados começaram a propagar pela internet. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) esclarece que a notícia é falsa e que, na verdade, o voto para as pessoas nessa faixa etária é facultativo. Segundo o TRE-SC, mais de 400 mil pessoas, com mais de 70 anos, estão com a situação eleitoral totalmente regularizada.

"Não existe cancelamento por idade. Ainda que alguma pessoa com mais de 70 anos tenha ficado sem votar em alguma eleição, o voto é facultativo, então o título dela fica lá", explica a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, Renata Fávere. Ela esclarece que o cancelamento só ocorre em situações específicas, como fraude na documentação ou óbito, por exemplo.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, para os eleitores que deixaram de votar nas eleições de 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a multa. Com a decisão, que considera a pandemia causada pelo coronavírus, os eleitores que não compareceram na votação de 2020, poderão votar normalmente este ano.

Renata explica que o TRE-SC possui grupos técnicos, formados por servidores especializados para combater as notícias falsas. "Sempre que é divulgada uma notícia falsa, esse grupo já levanta de imediato as informações e publica o esclarecimento pro eleitor", finaliza.

Regularização eleitoral

O prazo para regularização eleitoral termina no dia 04 de maio. Até lá, os eleitores podem quitar as pendências com a justiça eleitoral, mudar o local de votação ou tirar a primeira via do título de eleitor. A regularização pode ser feita totalmente on-line, pelo site tre-sc.jus.br. Quem tiver dificuldade, pode ligar para o telefone 0800-647-3888, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. 

Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.

Confira a página completa: 






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br