RCN IMPRESSA
Notícias e reportagens publicadas em jornais de todo o Estado
RCN IMPRESSA

Santa Catarina está em situação de emergência em saúde

Confira as notícias da edição da RCN impressa desta semana

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo
Foto: Mauricio Vieira/ Secom

O governo do Estado de Santa Catarina decretou estado de emergência em saúde por 90 dias. O decreto, publicado na sexta-feira (3), ocorre, principalmente, por conta da superlotação das unidades de terapia intensiva (UTIs) causada pelo significativo aumento de casos de síndrome respiratória. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), serão abertos 92 leitos nos próximos 60 dias.

O investimento para combater a crise e abrir novos leitos pode chegar a R$ 40 milhões. Com o decreto, a SES estabeleceu duas portarias para auxiliar os municípios na ampliação do atendimento da Atenção Básica à população. Os repasses serão realizados de forma única e proporcional, de acordo com o número de habitantes de cada município.

Superlotação das UTIs

O painel de leitos de UTI do SUS atualizado pela SES no dia cinco de junho indicava uma lotação de 97,90%. Isso quer dizer que, dos 1.050 leitos ativos, apenas 22 estavam disponíveis. Nas regiões Grande Oeste, Foz do Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra Catarinense, todos os leitos estavam ocupados. Nas UTIs pediátricas, o cenário é ainda mais preocupante, pois os leitos estão 100% ocupados em todas as regiões.

A doutora em saúde coletiva e membro do Observatório Covid-19 BR, Alexandra Boing, explica que grande parte das internações se deve a vírus respiratórios. Entretanto, alerta para o aumento dos casos de Covid-19. De acordo com dados do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina (Necat/Ufsc), em um mês, Santa Catarina registrou 17.114 novos casos de coronavírus, o que representa um crescimento de 127%.

"Sem as medidas de proteção a situação tende a se agravar. É importante destacar que as medidas de proteção continuam sendo as mesmas e funcionam para todos os vírus respiratórios. Essas medidas são tanto individuais quanto coletivas e devem ser estimuladas pelo poder público", destaca Alexandra. Entre as medidas estão o uso de máscara de proteção em ambientes fechados, ampliação da testagem, entre outros.





Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br