Secretaria de Estado de Des Reg Itajaí

O vice-governador Leonel Pavan acompanhou o lançamento da embarcação Santos Sailor no Estaleiro Navship, em Navegantes, na última quinta-feira (27). Em quatro segundos, o navio de 1900 toneladas, que dentro de 30 dias servirá de apoio a plataforma de petróleo, foi lançado ao Rio Itajaí-Açu.

Mais de 100 funcionários participaram da construção do navio durante um ano. "A mão de obra é genuinamente catarinense, sendo oitenta por cento do próprio município. Muitos migraram da pesca e foram treinados pela empresa", observou o vice-governador. A embarcação custou cerca de R$ 30 milhões de dólares e vai operar na Bacia de Campos, Rio de Janeiro.

Segundo o superintendente da Navship, Aldo Manoel Pedro Júnior, outras quatro embarcações estão sendo produzidas para a mesma finalidade. "Em novembro e dezembro novos navios serão colocados em funcionamento", explicou. A Santos Sailor possuiu 85 metros de comprimento e conta com tecnologia para posicionamento dinâmico em relação à plataforma. "Este é o principal requisito da Petrobrás", comentou o superintendente. O diretor do estaleiro, Bruce Kay, acompanhou o ato.

O estaleiro Navship está entre os grandes de Navegantes (a cidade tem mais de 40). Foi inaugurado em outubro de 2006 e pertence ao grupo norte-americano Edison Chouest Offshore, especializado na fabricação de barcos de apoio a plataformas de produção de óleo e gás. A empresa ocupa uma área de 2220 mil metros quadrados.