Amanhã é o último dia para vacinar as crianças com menos de cinco anos contra a paralisia infantil. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde catarinenses. A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é imunizar 430.015 pessoas nesta faixa etária. Até agora, 370 mil crianças foram vacinadas, o equivalente a 86,26% do total de menores de cinco anos residentes em Santa Catarina. Os pais devem levar a caderneta de vacinação de seus filhos, para atualização ou esclarecimento de dúvidas em relação ao calendário básico de vacinas. A Campanha Nacional de Vacinação tem como objetivo impedir que o vírus causador da paralisia infantil volte a circular no Brasil, mantendo o continente americano livre da doença.

 SAIBA MAIS: A paralisia é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por contato direto, pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do vírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A poliomielite pode levar crianças e adultos à
 morte em caso de paralisia severa. Em contrapartida, seu diagnóstico pode ser difícil já que, na maioria dos casos, os sintomas da infecção não são aparentes. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção da doença.