Governador Luiz Henrique anunciou, durante reunião, que vai buscar para 2011, aumento do índice constitucional de participação da Udesc na receita líquida do Estado, para permitir instalação até 2012
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai instalar uma unidade de ensino na região Meio-oeste. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo governador Luiz Henrique em audiência com a reitoria da instituição, secretários de sete SDRs do Meio-oeste, deputados estaduais e prefeitos.
O município que vai receber o campus será decidido após serem ouvidos os integrantes dos conselhos de Desenvolvimento Regional das SDRs Caçador, Curitibanos, Videira, Joaçaba, Campos Novos, Xanxerê e Concórdia. De acordo com o reitor da Udesc, Sebastião Iberê, já no próximo ano a universidade inicia a implantação através de núcleos de extensão e pesquisa a partir das unidades já existentes.
O governador Luiz Henrique anunciou que vai buscar para 2011 o aumento do índice constitucional de participação da Udesc na receita líquida do Estado de 2,05% para 2,1% o que vai permitir a instalação definitiva do campus até 2012. "Vou conversar com o vice-governador Leonel Pavan e com a concordância dele mandaremos o projeto para a Assembléia Legislativa, informou o governador.
Para a escolha do município sede, a Udesc levou em conta diversos critérios, como posição geográfica em relação as demais unidades e regional, infraestrutura de acesso, existência de outras universidades, quantidade de alunos no 2º grau e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Por esses indicadores, as SDRs apontadas como prioritárias foram Caçador, Videira e Joaçaba.
O secretário de Estado da Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini, que participou das discussões para a implantação da Udesc no Meio-oeste, assinalou a forma técnica e transparente utilizada pela universidade para chegar às regiões com maiores necessidades de uma unidade. "O uso de indicadores foi a maneira mais correta para não haver pressões políticas ou quaisquer que sejam", enfatizou.
Participaram da audiência com o governador os deputados Jorginho Mello, Gelson Merísio, Valdir Cobalchini, Romildo Titon, Marcos Vieira e Moacir Sopelsa, além dos secretários regionais de Caçador, Curitibanos, Videira, Joaçaba, Campos Novos, Xanxerê e Concórdia e prefeitos da região.
Deixe seu comentário