Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




FACISC

Treze Tílias é opção para quem prefere sossego durante o Carnaval

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Treze Tílias é opção para quem prefere sossego durante o Carnaval
Foto: Marcos Spies / TV Oeste News
- Treze Tílias, na região oeste de Santa Catarina, é uma boa opção para descansar bem da natureza durante o período de carnaval

Para muita gente, carnaval é época de agitar nos bloquinhos, mas também há quem prefira aproveitar o período para curtir lugares e programações mais sossegadas. Se o objetivo for relaxar, curtir a natureza, boa música, dança e pratos típicos variados, Treze Tílias, no Meio-Oeste catarinense, é a opção ideal que trará mais tranquilidade para os seus dias.
De acordo com a secretária de turismo e cultura de Treze Tílias, Karina Pattis Reiter, até o momento, a rede hoteleira do município registra mais de 60% dos quartos reservados para o período de 09 a 13 de fevereiro, mas a expectativa é de que esse número aumente.
“A expectativa é de que a ocupação no período carnavalesco chegue a mais de 90%, pois ainda há muitas reservas chegando. E para quem quer sossego, nossa pequena cidade, que conta com tradições austríacas, muita história e cultura, é perfeita”, ressalta a secretária.
Além disso, uma boa oferta de serviços internos fornecidos pelo meio de hospedagem contribui para a experiência de descanso. “Para atender a essa demanda, empreendimentos de Treze Tílias estão preparando atividades especialmente para o período carnavalesco, que equilibra relaxamento e folia aos hóspedes”, detalha Reiter.
A ideia for também desbravar a região, antes mesmo de ir para o hotel, chegando na cidade, vale uma parada no portal da cidade, que já coloca os visitantes no clima austríaco de Treze Tílias, mas calma, antes de parar no portal, quem visita o município pode aproveitar para conhecer os Chocolates Treze Tílias, produzidos artesanalmente. Uma lojinha toda decorada, fica localizada um pouco antes do portal da cidade.
“Além disso, você também pode encontrar outros produtos artesanais típicos da região, como vinhos, licores, cervejas, queijos, embutidos, sorvete, velas, entre outros. Um ótimo jeito de começar sua visita em Treze Tílias”, pontua o Secretário da Indústria e Comércio, Felippe Cesa.
Outra atração na cidade é o Castelinho, que teve sua construção idealizada em 1937, pelo fundador da cidade, Andreas Thaler. Serviu como moradia de sua família até 1969, depois se tornou prefeitura da cidade, e terminou sendo o famoso museu.
“Hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e conta a história de Treze Tílias e seus colonizadores. Sem dúvida, lugar imperdível para roteiro carnavalesco aliado ao sossego. E ainda contamos com a praça central, também nomeada em homenagem à Andreas Thaler. Nela, há monumentos contando diversos acontecimentos históricos. Além disso, uma linda fonte corta a mesma”, conta a secretária de turismo.
Quem pensa que acabou, está enganado. Ao chegar na cidade, também é possível visitar a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Sua arquitetura é típica de Treze Tílias, com muita escultura.
Nossa cidade tem ainda a atração do Parque Lindendorf, restaurantes, minigolfe, lojas típicas de artigos austríacos, parque aquático e todo o comércio de portas abertas para receber cada turista. É maravilhoso ver nossa cidade cheia, novamente, com todo o trabalho que vem sendo desenvolvido com o apoio do Instituto Del, por meio do Del Turismo, para gerar mais atratividade para nosso destino e desenvolvimento”, frisa Karina Pattis.
Em Treze Tílias, o programa DEL Turismo existe desde 2022. O projeto, desenvolvido na cidade, mostra como iniciativas turísticas podem multiplicar a capacidade de promoção da cultura de um município e garantir suporte necessário para que a iniciativa seja bem-sucedida e traga benefícios duradouros aos trezetilienses.
“O Programa Del Turismo é uma iniciativa do Instituto Del e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) que visa impulsionar a economia local, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade, assim como está sendo em Treze Tílias. Inclusive, eles são certificados pela Green Destinations como destino Bronze. E vamos avançar ainda mais”, explica o diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br