Os segmentos de móveis, construção e cerâmica também têm possibilidade de novas parcerias comerciais no país
Os segmentos de móveis, construção e cerâmica também têm possibilidade de novas parcerias comerciais no país, onde a FIESC assinou acordo de cooperação internacional na União Nacional da Câmara Econômica
O setor de alimentos é um dos segmentos industriais com oportunidade de novos negócios no Cazaquistão, segundo o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, que lidera a missão empresarial catarinense ao Cazaquistão e à Rússia. Nesta sexta-feira (17), a comitiva iniciou a programação oficial com visitas a empresas situadas capital do país, Astana.
"O Cazaquistão, que tem aproximadamente 16 milhões de habitantes, oferece oportunidades de negócios para outros setores. Entre eles estão o de móveis, construção e cerâmica. Eles também buscam escolas técnicas para que os estudantes possam fazer intercâmbio", diz o presidente.
Para Corrêa, o país tem nichos de mercado para inserir os produtos catarinenses. As condições logísticas do Cazaquistão, que está localizado na Eurásia, favorecem as exportações para a região, já que o país faz limite ao norte com a Rússia e a leste com a China, mercados em que Santa Catarina já atua. "O próximo passo é buscar a aproximação com as empresas por meio da participação em feiras. Percebemos que oportunidades existem. Precisamos buscá-las", afirma.
Um dos compromissos da última sexta-feira foi a assinatura do acordo de cooperação internacional na União Nacional da Câmara Econômica. O convênio tem o objetivo de aumentar a prospecção de novos negócios e identificar oportunidades de investimentos das empresas catarinenses no Cazaquistão e dos cazaques em Santa Catarina.
Neste sábado, a missão seguiu para a Rússia. E, neste domingo, dia 19, a FIESC participará de reunião na embaixada do Brasil na Rússia. Na segunda-feira, dia 20, participará da reunião dos co-presidentes da Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica, Comercial, Científica e Tecnológica. Em seguida, a comitiva participará do seminário de divulgação de projetos prioritários do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), que será apresentado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil. Após o seminário serão realizados encontros bilaterais entre empresários brasileiros e russos.
Deixe seu comentário