O Senar, vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), desenvolverá, neste mês de fevereiro, 340 cursos e treinamentos voltados à profissionalização da família rural.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), desenvolverá, neste mês de fevereiro, 340 cursos e treinamentos voltados à profissionalização da família
rural, distribuídos em diversas regiões catarinenses.

      O superintendente do Senar em SC, Gilmar Zanluchi, informa que cerca de 5.400 produtores rurais - jovens e adultos, homens e mulheres - participarão dos treinamentos através da prática do "aprender a fazer fazendo". O objetivo é oportunizar conhecimento e atualização em relação às exigências do mercado consumidor. "As atividades geram perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade, além de contribuir com os ganhos econômicos da família rural", completou Zanluchi.

      A partir desta quarta-feira, 6/2, o Senar/SC, em parceria com os Sindicatos Rurais, promoverá cursos nos municípios de Alfredo Wagener, Anita Garibaldi,  Grão Pará, Campos Novos, Zortéa, Vargem Bonita, Cordilheira Alta, Jacinto Machado, Monte Castelo, Nova Veneza, Saudades, Ponte Alta, Novo Horizonte, Guaraciana, Seara, Itá, Mirim Doce, Tangará, Urupema e Xanxerê para produtores rurais das respectivas bases territoriais.

      Em Alfredo Wagner será oferecido curso de Produção caseira de biscoitos, nos dias 6 e 7/2, no salão comunidade de Rio Lessa. Em Anita Garibaldi, a capacitação no período de 6 a 8/2, será em Pintura em tecido, desenvolvida no salão comunitário da Vila Petry. No município de Grão Pará, de 6 a 8/2, os produtores rurais participarão de curso em Pintura em emborrachado, na sede do sindicato.

      Em Campos Novos haverá treinamento em arte culinária, de 6 a 8/2, na comunidade de Ibicuí. No município de Zortéa, curso sobre bordado trançado com fitas será realizado no período de 6 a 8/2, na comunidade de Duas Pontes. Em Vargem Bonita haverá curso de casqueamento e ferrageamento de eqüídeos, nos dias 6 e 7/2, na linha Marcolino. No município de Cordilheira Alta, de 6 a 8/2, o curso será em pintura em tecido, no centro do idoso da linha Fernando Machado.

      Em Jacinto Machado, também o curso de pintura em tecido, de 6 a 8/2, no salão comunitário da linha Tenente. No município de Monte Castelo o treinamento será sobre embutidos e defumados de carne de frango, nos dias 6 e 7/2, no salão da igreja paroquial. Em Nova Veneza, o curso capacitará em confecção de bermuda, saia e calça, no período de 6 a 12/2, no salão da igreja de São Bento Alto. Saudades desenvolverá treinamento em gestão da propriedade rural, na linha Taipas, de 6 a 8/2. Em Ponte Alta serão dois cursos: tratores agrícolas, nos dias 6 e 7/2, na igreja da comunidade de São João e, bordado Ponto Cheio de 6 a 8/2, no centro comunitário de Santa Rita.

      No município de Novo Horizonte, o curso será em arte culinária, de 6 a 8/2, no sindicato. Em Guaraciaba, os produtores rurais receberão orientações para operação e manutenção de ordenhadeira mecânica, nos dias 6 e 7/2, no pavilhão da linha Daltro Filho. Em Seara, o curso ensinará crochê, no período de 6 a
8/2, no centro comunitário da linha São Roque. 

      Em Itá, a capacitação será em embutidos e defumados de carne de frango, nos dias 6 e 7/2, no centro comunitário da linha Borboleta Alta. No município de Mirim Doce, a capacitação será em pintura em tecido, de 6 a 8/2, no salão comunitário de Volta Grande. Tangará terá organização da propriedade rural (5 S), de 6 a 8/2, no salão da comunidade de Santa Ana. Urupema receberá o treinamento colheita de maçãs, no dia 6/2, no salão comunitário de Cedro e, em Xanxerê, a capacitação será em confecção de acolchoados: tecelagem, de 6 a 8/2, no pavilhão comunitário da linha Barro Preto.  

      O calendário com a programação dos cursos com suas especificidades, carga horária, local e data, pode ser obtido no site do Senar (www.senar.com.br) ou  pelo telefone (48) 3333 0322.

 

SENAR/SC