Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




Seminário Viver Sustentável traz debates sobre educação ambiental e gestão de recursos

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Evento que será realizado no dia 27 de outubro terá programação com apresentação de cases e atrações culturais, além de troca de experiências sobre sustentabilidade. A inscrições gratuitas já estão abertas

Um dia dedicado à discussão sobre as dificuldades e as realizações de viver de forma sustentável, conhecendo as melhores práticas e trocando experiências pessoais e profissionais. Este é o objetivo do Seminário Viver Sustentável, que será realizado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) no próximo dia 27 de outubro no auditório da Estácio Florianópolis, na SC-401.

Com uma programação totalmente gratuita - as inscrições devem ser feitas até o dia 21 de outubro pelo www.acif.org.br - o seminário vai abordar temas como reciclagem, reaproveitamento, gestão de recursos e resíduos, educação ambiental e projetos ecológicos. Entre os convidados estão a designer Cristal Muniz, criadora do blog 'Um Ano Sem Lixo', que vai contar sobre a experiência de mudar seu estilo de vida e passar um ano sem produzir lixo; a professora do curso de Gastronomia da Estácio Florianópolis, Elizabeth Neme, falando sobre reaproveitamento integral dos alimentos e o projeto da instituição para capacitar e conscientizar as merendeiras das escolas municipais; Gonzalo Abogabir, fundador da empresa TriCiclos, que atua dentro do chamado sistema B, um movimento global de pessoas e empresas que usam o poder do mercado para encontrar soluções para questões sociais e ambientais; e Marcelo Caneschi, presidente da Associação Jorge Lacerda, que fala sobre o Parque Ambiental ENGIE Brasil Energia, construído no Sul do estado. A mediação será de Silvia Luz, coordenadora do Green Drinks Floripa, do Agente Social Good e do Programa de Fellowship no Social Good Brasil e promotora do Sistema B em Santa Catarina.

A ACIF também terá apresentação de três cases: do Programa ReÓleo, de educação ambiental e reciclagem de óleo de cozinha, com o diretor Luiz Falcão; do Programa Pense Verde, que foi criado para conhecer as políticas ambientais das empresas, com a diretora de Meio Ambiente Jane Pilotto que fala também do conceito sustentável da entidade aplicado em sua sede e regionais e no projeto do novo Centro Empresarial; e da Parada de Ônibus Ecossustentável, sobre o protótipo construído na Agronômica, com Eneida Goss, do Núcleo de Paisagismo. Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, a sustentabilidade já faz parte do cotidiano mas precisa ser ampliada, precisa ser uma prática de todos. "Precisamos firmar este compromisso de preservação entre sociedade, governo e empresas. É no coletivo, na participação, no conhecimento e, claro, na prática que podemos efetivamente fazer a diferença para um mundo melhor", destaca. 

Além dos debates, o Seminário ainda vai contar com apresentações culturais dentro da temática da sustentabilidade: Giu One Man Band, 'homem-banda' que utiliza instrumentos feitos de material reutilizável; a Atrapatrupe, que por meio de música e palhaçaria apresenta os 3 R's do lixo; e o Grupo Arrasta Ilha, que mostra a cultura do maracatu e de Florianópolis. A programação ainda terá a exibição documentário "Uma Gota", de Márcio Gerba, que mostra o impacto do aumento do lixo nos animais marinhos da América do Sul.

O Seminário Viver Sustentável integra a programação da Semana Lixo Zero em Florianópolis, que acontece de 23 a 31 de outubro, e é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil - www.semanalixozero.com.br.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br