Secretaria da Educação investe na saúde dos funcionários
A Secretaria de Estrado da Educação, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Humano, promove nesta terça-feira (6), a partir das 10 horas, cursos e oficinas voltados especificamente para a saúde de seus profissionais. O "Curso de Melhoria da Qualidade de Vida do Servidor: Balança Equilibrada" ocorrerá das 10 às 12 horas, no auditório, no 12o
andar. A Oficina "Respirando Saúde" e que tratará sobre o tabagismo iniciará às 10h30min, na Sala de Licitação, localizada no 11o da Secretaria. No período da tarde serão realizados exames médicos nos participantes da oficina.
Segundo a diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria, Elizete Mello, "O objetivo é proporcionar aos funcionários beneficiários do Plano Santa Catarina Saúde da Secretaria, por meio da educação e da reflexão, perspectivas de mudanças que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida nos diversos grupos sociais em que estão inseridos".
A diretora explica que as mudanças poderão ocorrer a curto, médio e longo prazo, refletindo diretamente na família, no trabalho e na comunidade. As capacitações são ministradas por uma equipe multidisciplinar da Empresa Top Med, contratada pelo Governo do Estado, via licitação. Para atender os conveniados do Órgão Central, os cursos estão ocorrendo em várias etapas e são divididos em duas turmas com 20 participantes, conforme cronograma estipulado previamente.
A capacitação para a primeira turma iniciou no período de 22 e 29 de setembro, dando continuidade nesta quarta (6). As outras etapas serão realizadas nos dias 13, 20 e 27 de outubro; e 3 e 10 de novembro de 2009. A segunda turma apresenta o seguinte cronograma: 23 e 30 de setembro; 7, 14, 21 e 29 de outubro, 4 e 11 de novembro de 2009. É obrigatória a frequência de 100% para o cursista receber certificado.
Conteúdo programático do Curso
Módulo 1 - "A Importância do Cuidado com a Saúde".
Módulo 2 - "Lidando com Mudanças".
Módulo 3 - "Alimentação Saudável".
Módulo 4 - "Refeições Equilibradas: comer sem Culpa".
Módulo 5 - "Atividade Física Consciente".
Módulo 6 - "Exercícios para o Meu Dia a Dia".
Módulo 7 - "Laboratório de Sentimentos".
Módulo 8 - "Vida em Equilíbrio".
"Respirando Saúde" - Na oficina serão abordados temas relacionados à importância da respiração e ao mal do tabagismo. Vale lembrar que, segundo estimativas, cerca de 200 mil mortes ocorridas anualmente são causadas o pelo cigarro. Dados do "Inquérito Domiciliar Sobre Comportamento de Risco e Morbidade Referida a Doenças de Agravos não Transmissíveis" apontaram, em 2003, que entre pessoas de 15 anos ou mais, residentes em 15 capitais brasileiras e no Distrito Federal, a presença do tabagismo variou de 12,9%
a 25,2% nas cidades estudas.
Porto Alegre apresentou o maior número de fumantes, tanto homens como mulheres, e em Aracajú, os índices foram os menores de todo o País. A Educação aparece na pesquisa como um fator positivo de diminuição do número de fumantes. O maior número é o de pessoas que tiveram menos de oito anos de estudos.
Deixe seu comentário