Grupos de empresas estão sendo organizados pelo SEBRAE/SC e pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para a implementação de um sistema de gestão da qualidade, de acordo com a NBR ISO 9001:2008. O foco está direcionado a uma gestão de qualidade nas áreas de administração, produção e comércio, que visa melhoria na produtividade e aumento da satisfação do cliente.
A certificação consiste em um processo de avaliação, independente do sistema de gestão da qualidade de uma empresa, frente aos requisitos de uma norma pré-estabelecida, por um organismo credenciado. Dentre os benefícios estão a organização dos processos; confiança dos clientes; base para melhoria contínua; foco na prevenção; incremento na capacitação das pessoas; tratamento sistêmico das não-conformidades; claras definições de responsabilidades; redução de custo, eliminação de retrabalho, perdas, desperdícios e inspeções.
Os aspectos-chave para a implantação da ISO 9001:2008 são foco na satisfação do cliente, abordagem por processos, importância no papel da direção, desdobramentos dos objetivos da qualidade, comunicação (interna e com o cliente), conscientização das pessoas, infraestrutura e ambiente de trabalho, medição para análise e melhoria do trabalho e necessidade de avanços contínuos.
Deixe seu comentário