INFRAESTRUTURA

SCGÁS lança chamada pública para fornecimento de gás natural para o Planalto Norte catarinense

Rede estruturante irá atender Canoinhas, Três Barras e Mafra; Propostas podem ser enviadas até dia 26 de maio

Assessoria de Imprensa
Foto: Arte: Marina Verzola/designer

A SCGÁS publicou edital da chamada pública para contratar fornecimento de gás natural para atender à rede estruturante que será instalada nos municípios de Canoinhas, Três Barras e Mafra, no Planalto Norte catarinense.

A rede estruturante será implantada na região para atender,  principalmente, indústrias do segmento de papel e celulose, com investimentos de cerca de R$ 12 milhões. A previsão é iniciar as obras de implantação dos gasodutos ainda em 2022, com previsão de início de fornecimento de gás aos clientes no segundo semestre de 2023.

O edital pode ser acessado aqui.

Rede Estruturante

A rede estruturante consiste em levar GNC (Gás Natural Comprimido) ou GNL (Gás Natural Liquefeito) por meio de caminhões para antecipar a oferta de gás natural ao mercado até a chegada da rede principal. A SCGÁS implantou, em 2020, o modelo em Lages, onde a rede local atende indústrias, postos de combustível e comércios da região.

No caso do Planalto Norte, destaca-se o avanço regulatório com resolução específica pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) para viabilização do projeto. Entre eles, a desvinculação de prazo para que a rede isolada alcance a rede principal de distribuição.



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br