Os ganhadores foram anunciados nesta segunda-feira, em uma cerimônia em Brasília.

Santa Catarina teve um aluno e um professor vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. João Pedro Artifon Canton e a professora Salete Inês Lecardelli, da Escola Professor Claudino Locatelli, de Ipumirim, foram um dos ganhadores da categoria "Poema". A competição premiou 20 estudantes de escolas públicas, de 13 estados.

A cerimônia de premiação foi realizada, nesta segunda-feira (10), em Brasília. Todos os 152 finalistas participaram e receberam tablets. Os 20 alunos e seus professores vencedores da etapa nacional ganharam medalhas e notebooks. As escolas onde estudam vão receber 10 computadores, impressora, projetor e telão para montar laboratórios de informática e livros para a biblioteca.

Criada em 2002 pela Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada serve como estímulo para a leitura e melhoria de competências de escrita a alunos de diferentes níveis de escolaridade. Em 2008, com o apoio do Ministério da Educação, se transformou também em um grande projeto de formação de professores.

Nesta edição, foram 7 milhões de alunos participantes e 239 mil professores de mais de 60 mil escolas públicas. Os textos foram divididos em quatro categorias: poema (5º e 6º anos do ensino fundamental), memórias literárias (7º e 8º anos do ensino fundamental), crônica (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e artigo de opinião (2º e 3º anos do ensino médio).