Santa Catarina Rural aprovado pela Cofiex

A pedido do secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron, o secretário Executivo Estadual do Microbacias 2, Athos de Almeida Lopes, acompanhou na última sexta-feira (2/10) em Brasília a reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) coordenada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (Seain).

Nesta reunião, os membros da Cofiex analisaram e aprovaram a capacidade de endividamento do Estado de Santa Catarina, para contrair um novo financiamento no valor de US$ 90 milhões, junto ao Banco Mundial, com o objetivo de executar o Programa Santa Catarina Rural - Microbacias 3.

Com a aprovação da Cofiex, o pedido de financiamento agora, vai para o Ministério da Fazenda, que encaminha posteriormente para aprovação final do Senado Federal. "Será um passo importante para a agricultura de Santa Catarina com a continuidade deste projeto", comenta Ceron.

"Todas as demandas, tratativas e contatos no que diz respeito aos itens exigidos para que o Programa Santa Catarina Rural - Microbacias 3 fosse aprovado nesta Comissão foram atendidos e nesse trabalho", comenta Lopes. "Além do esforço da equipe da Secretaria Executiva Estadual e do grupo técnico, contamos com o importante apoio do governador Luiz Henrique, do secretário Ceron, do presidente da Epagri, Luiz Hessmann e do senador Neuto de Conto", ressalta.

O Programa Santa Catarina Rural - Microbacias 3 será executado em seis anos, com início em 2010, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural por meio da melhoria da competitividade da agricultura familiar e da gestão socioambiental das microbacias hidrográficas.

O trabalho deverá envolver 140 mil famílias de agricultores e 1.920 famílias de indígenas. Dentro desse universo, uma ação diferenciada será desenvolvida para envolver 10 mil jovens rurais. Serão também consideradas beneficiárias as 936 Associações de Desenvolvimento das Microbacias (ADMs), formadas durante a execução do Microbacias 2.

"Os grandes objetivos do Programa Santa Catarina Rural - Microbacias 3 serão aperfeiçoar e promover sistemas, cadeias e arranjos produtivos locais; promover a melhoria da qualidade ambiental; aumentar a apropriação dos processos de desenvolvimento pelas comunidades e integrar ações e políticas públicas para o meio rural", explica Lopes.

Segundo o gerente técnico estadual do Microbacias 2, Valdemar Hercílio de Freitas, a equipe da Secretaria Executiva Estadual e o grupo técnico continuam trabalhando para elaborar os documentos exigidos pelo órgão financiador, Banco Mundial. Informa também que uma missão de supervisão do Banco deverá estar em Santa Catarina, de 26/10 a 06/11 para dar continuidade aos trabalhos de preparação do Microbacias 3.