Evento será realizado neste fim de semana
Ostras gratinadas, in natura, ao bafo e até mesmo defumadas. Uma pequena mostra do que será o Festival de Ostras do Ribeirão da Ilha, que acontece a partir desta sexta-feira e vai até domingo, contagiou o público no lançamento da festa na noite de ontem.
O evento contou com a presença do prefeito eleito Cesar Souza Júnior, do secretário de Estado de Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, de representantes da comunidade do Ribeirão e outras personalidades da cidade.
A promessa é de sucesso absoluto nos três dias de atrações culturais, música e, principalmente, comercialização das ostras preparadas com receitas típicas da Ilha. “Uma das principais festas da Ilha, a Fenaostra, deixou de existir. Decidimos amparar os maricultores e esse é só o começo. A festa é um pontapé para a conclusão de obras na cooperativa dos maricultores do Ribeirão, certificação dos produtores e outros investimentos”, disse Rodrigues.
A Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca destinou R$ 80 mil para que a festa pudesse ser realizada. Além do governo estadual, o Festival de Ostras também contou com apoio do Grupo RIC SC, do Koerich e do loteamento do Portal do Ribeirão, que cedeu o espaço para a festa.
O vice-presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcello Corrêa Petrelli, afirmou que o apoio ao evento no Ribeirão da Ilha surgiu do envolvimento que os veículos da RIC têm com as comunidades locais. “Estamos plantando uma semente. Quem sabe essa não se torna a grande festa futura para a comercialização do produto”, destacou.
O prefeito eleito garantiu que o Festival não terá uma única edição. “Somos referência nacional e internacional. A festa veio para onde é seu habitat, sua vocação. A festa da ostra 2013 continuará aqui no Ribeirão”, disse Cesar. Ele ainda afirmou que criará no próximo ano uma Secretaria Municipal de Pesca e Maricultura, para profissionalizar ainda mais a atividade e trazer incentivo aos produtores.
Cinquenta mil dúzias
O presidente da Asimar (Associação Sul da Ilha de Maricultores), Henrique da Silva, contou que a expectativa é de que 50 mil dúzias de ostras sejam vendidas nos três dias de festa. “Tivemos muito apoio da população com o cancelamento da Fenaostra. Muita gente vem para o Ribeirão para ajudar e nestas últimas semanas o consumo de ostra foi intenso”, contou Henrique, ao lado da estrutura que começou a ser construída no Portal do Ribeirão. O Grupo RIC firmou parceria com a associação para que a festa continue acontecendo nos próximos cinco anos.
A família de Andreia Maria Bernardo, 37 anos, já prepara as ostras que serão gratinadas. A cozinheira, que também é técnica de enfermagem, criou receitas diferentes. “Vamos vender ostras gratinadas tradicionais, mas também de maracujá, pimenta, milho e limão. Também vai ter espetinho de ostra e ostra defumada”, explicou.
Deixe seu comentário