Com o objetivo de sensibilizar os gestores municipais eleitos e reeleitos para a criação das defesas civis locais, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) está realizando encontros para apresentação da campanha “Municípios em Ação – A importância da criação e estruturação da Defesa Civil local”.
“É no município que os desastres acontecem e é importante que o governo municipal esteja consciente da necessidade de estruturar o órgão de proteção e de Defesa Civil. Queremos sensibilizá-los e convidá-los para que juntos, possamos proteger nossas comunidades dos desastres que estão cada vez mais atingem nosso Estado” ressalta o secretário.
Na programação, o secretário apresenta um audiovisual e faz a entrega de uma cartilha com o passo a passo para criar e estruturar uma Coordenadoria Municipal e as competências do município conforme a Lei nº 12.608. Os encontros recebem o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) por meio das Associações de Municípios e das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs).
Serão 21 encontros compreendendo todas as regiões do Estado. Até o momento, seis já foram realizados, atendendo as regiões de Criciúma, Tubarão, Lages, Jaraguá do Sul, Joinville e Mafra. Durante as visitas pelas regiões, o secretário Geraldo Althoff também se reúne com os reitores das universidades que compreendem o sistema Acafe. "Nossa intenção é promover a aproximação da academia com os problemas relacionados aos desastres. Queremos fomentar a participação das instituições universitárias, visando o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem reduzir os riscos de desastres em Santa Catarina." destaca Althoff.
Na próxima semana, de 3 a 6 de dezembro, as visitas acontecerão nas regiões do Meio Oeste e Oeste do Estado: Xanxerê, Joaçaba, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Videira, Campos Novos, Curitibanos, Concórdia, Maravilha e Chapecó.
Diagnóstico - A Secretaria da Defesa Civil realizou um diagnóstico junto aos municípios catarinenses para verificar como está a situação das defesas civis locais no Estado. A pesquisa foi realizada por meio dos coordenadores regionais de defesa civil, que realizaram visitas aos municípios. Das 293 cidades catarinenses, 28 contam com estrutura própria de defesa civil; 45 possuem algum equipamento (computador, telefone, GPS entre outros); 231 possuem um coordenador municipal nomeado; 93 integram o Plano Diretor; 49 possuem Plano de Contingência; 89 contam com mapeamentos de áreas de risco; nove têm Núcleos de Defesa Civil; 36 têm cadastro de voluntários; 35 possuem Fundo Municipal de Defesa Civil; 54 desenvolvem algum tipo de ação com foco em prevenção e 51 realizam atividades junto às comunidades.
Deixe seu comentário