A sede do Parque fica às margens da BR-101, no município de Palhoça, a 40 km de Florianópolis, em direção ao Sul do Estado. É a maior edificação com 270m2 de área construída e trilha com 1000 m
Solenidade marcou a passagem dos 34 anos de atuação da FATMA
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro reabriu suas portas hoje à comunidade catarinense. Na tarde desta quinta-feira (30), dia em que a FATMA comemora 34 anos de atuação, o presidente da fundação Murilo Flores, juntamente com o diretor de Proteção de Ecossistemas, Gilvani Voltolini, e o Gerente do Parque, Alair de Souza, descerraram placa alusiva à reabertura do Centro de Visitantes.
“Tínhamos uma missão, que era devolver a centro de visitantes às comunidades da região, e em cinco meses, desde minha posse na FATMA, conseguimos atingir essa meta. O Parque do Tabuleiro é um marco histórico, pois materializa a preocupação do Governo do Estado com a preservação da biodiversidade de Santa Catarina”, lembrou Murilo Flores.
A sede do Parque fica às margens da BR-101, no município de Palhoça, a 40 km de Florianópolis, em direção ao Sul do Estado. A sede do Parque estava fechada desde 2008 e agora foi reaberta após passar por reformas. Foram reestruturados, o Centro de Visitantes, o estacionamento e as trilhas interpretativas.
O centro de visitantes é a maior edificação com 270m2 de área construída e auditório para 80 pessoas, área para administração, oficinas de educação ambiental, recepção e banheiros. Na trilha, com 1.000m, os visitantes são acompanhados por guias. Localizada na Baixada do Maciambu em área de restinga, a trilha permite caminhar por partes da sede, observando a fauna e a vegetação local.
Polícia Militar Ambiental
Como parte das celebrações do aniversário da FATMA, também foi descerrada placa referente à reforma do 2o Pelotão do Batalhão da Polícia Militar Ambiental e inauguração da Casa do Administrador. Na ocasião, o Coronel Rogério Rodrigues, comandante do batalhão, relembrou a criação da companhia da Policia Florestal ocorrida em 23 de maio de 1992, que teve como primeira sede o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Homenagens
O aniversário da FATMA também serviu de palco para a homenagem de três funcionários da fundação, que notadamente prestaram serviços relavantes para a implantação, desenvolvimento e manutenção do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Receberam placa comemorativa, a Coordenadora do Projeto Microbacias II na FATMA, Shigueko Ishiy, o chefe da unidade de conservação, Alair de Souza, e Ana Cimardi, coordenadora executiva do Programa de Proteção da Mata Atlântica e do Projeto Tabuleiro-GEF, e chefe do Parque Estadual do Rio Vermelho.
Deixe seu comentário