Uma nova frente fria se forma entre sábado (8) e domingo (9) e se desloca pelo Sul do Brasil, segundo a Epagri/Ciram.

A Defesa Civil Estadual alerta para o risco de alagamentos e danificação de residências devido à previsão de temporal, ventos fortes e queda de granizo do Oeste ao Litoral Sul catarinense, no final de semana. Neste período, as atividades de pesca e de navegação são desaconselháveis por causa da forte agitação marítima prevista a partir de sábado no Litoral do Estado.
 

De acordo com a Epgari/Ciram, áreas de baixa pressão se organizaram no Paraguai nesta madrugada de sexta-feira, atingindo a faixa do Oeste ao Planalto Sul do Estado durante a manhã, provocando pancadas de chuva, temporais e descarga elétrica. A instabilidade permanece no decorrer da tarde, ainda segundo a Epagri/Ciram, e se intensifica, com previsão de chuva especialmente do Oeste ao Litoral Sul, novamente com risco de temporal, ventos fortes e queda de granizo isolado.

O diretor estadual do órgão, major Márcio Luiz Alves, ressalta que o alerta é uma medida preventiva, visando a segurança da população. "É importante avisar as pessoas dos riscos de desastres, para que elas possam minimizá-los", explica.
 

Recomendações - No caso de alagamentos é recomendado evitar contato com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas estão contaminadas, podendo causar graves doenças; e não dirigir em lugares alagados.

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Previsão - Uma nova frente fria se forma entre sábado (8) e domingo (9) e se desloca pelo Sul do Brasil, segundo a Epagri/Ciram. Do Oeste ao Litoral Sul, haverá chuva com risco de temporais, trovoadas e granizo isolado entre a tarde de sábado e manhã de domingo. No restante do Estado, o tempo fica mais intável no decorrer do domingo, também com risco de temporal. A partir de segunda-feira (10), uma massa de ar frio chega ao Sul do Brasil, deixando o tempo firme com sol e temperaturas baixas, com formação de geada do Oeste ao Planalto nas madrugadas de terça e quarta-feira.

A comunidade deve ficar atenta se confirmadas as previsões e que no caso de emergências acione a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199. A Defesa Civil do Estado tem plantão de atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244 0600.