A previsão de chuvas associada às condições do solo, nos municípios que sofreram danos com as últimas chuvas, pode provocar novos alagamentos e/ou deslizamentos.
Alves explica que há muitas áreas de risco, principalmente nas encostas e morros urbanos. "Como o solo ainda está encharcado, alguns pontos estão vulneráveis a novos desastres", disse.
Contudo, segundo as previsões do setor de Previsão do Tempo e Clima da Epagri/Ciram em Florianópolis, a intensidade das chuvas será menor do que a dos dias 31/1 e 1º/2, que deixou 38 municípios em situação de emergência.
O alerta da Defesa Civil vai até o próximo domingo (9/2), porém a previsão do tempo continuará sendo monitorada nas próximas horas, podendo haver alterações.
Previsão do Tempo Epagri/Ciram: Previsão de mais chuva entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado.
Um sistema de baixa pressão formou-se entre o litoral do Sudeste e Sul do Brasil e está favorecendo o ingresso de muita umidade na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Com isso a nebulosidade fica intensa e deve chover em forma de pancadas isoladas, a qualquer momento desta noite de quinta e o dia de sexta-feira. A intensidade da precipitação é predominantemente fraca, mas são esperadas pancadas moderadas a fortes em alguns momentos, podendo em 24 horas contabilizar volumes de 40 mm na região de Joinville e 30 mm no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Há risco de deslizamentos de encostas nestas regiões, tendo em vista que o solo já se encontra bastante úmido. Essa informação será atualizada amanhã, sexta-feira, no decorrer da manhã.
Recomendações do Dedc para a população :
Se confirmada a previsão de chuva intensa, o Dedc recomenda que moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos fiquem atentos no caso do aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinação de tronco de árvores ou postes.
Em caso de início de alagamento é aconselhável que as pessoas providenciem a saída das residências e evitem permanecer muito tempo em contato com a água, devido a possibilidade de doenças.
O diretor do Dedc, capitão Márcio Luiz Alves, ressalta que as recomendações são uma medida preventiva, visando à segurança da população. "Estamos de plantão 24horas, trabalhando em parceria com a EPAGRI/CIRAM. No caso de ocorrência estamos prontos para atender e garantir a resposta apropriada", explica.
O telefone da Defesa Civil nos municípios é o 199 e no Estado é o 48 3244 0600
Deixe seu comentário