Região de Blumenau assina primeiro convênio do Estado nesta terça-feira

Donos de postos de combustíveis resolveram declarar guerra ao recebimento de cheques sem fundo e roubados em Santa Catarina. Nesta terça-feira (12), às 20 horas, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Blumenau (Sinpeb) será o primeiro dos quatro sindicatos do estado a assinar convênio com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC), o que permitirá acesso a um banco de dados dos inadimplentes. Além da consulta, as empresas que utilizarem o serviço estarão interligadas, o que possibilitará a troca de informações sobre os clientes.

        ?Este setor estava muito vulnerável no mercado, justamente pela falta de cuidados com os recebimentos e com esta iniciativa esperamos que o índice de devoluções reduza significativamente?, explica Sérgio Medeiros, presidente executivo do SPC/SC e vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes de Lojistas (FCDL/SC). Segundo ele, já vinha sendo estudada há dois anos uma alternativa para a implantação do sistema, pois apenas uma pequena parte dos postos verifica a situação cadastral de quem efetua o pagamento em cheque.

         Júlio César Zimmermann, presidente do Sinpeb, enfatiza que o credenciamento dos postos a este serviço permitirá que se feche o cerco contra a inadimplência, permitindo que os prejuízos reduzam com o passar dos meses. ?A partir desta unificação teremos mais condições de obter dados sobre o setor, será muito bom para a categoria?.

        Para participar do convênio, cada estabelecimento será inserido em uma das três faixas de mensalidades disponíveis, determinada pelos serviços utilizados e o porte de cada empreendimento. O cronograma de assinatura do convênio com os demais sindicatos ainda será definida.