A solenidade na Capital acontece a partir das 16h30min no Centro Universitário da PM, no bairro Trindade.

No dia em que o Estado comemora a criação da Capitania de Santa Catarina, 224 policiais militares serão promovidos - dentre eles um post-mortem e outro por bravura.

 

Acontece nesta terça-feira, data magna do Estado, a solenidade de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar. Três tenentes-coronéis serão promovidos ao posto de coronel, o mais alto da carreira: Luiz Roberto de Quadros, Paulo Ekke Moukarzel e Paulo Henrique Hemm. São 73 oficiais e 151 praças que serão promovidos em todo o Estado.

 

Em Lages acontecerá a promoção post-mortem do soldado Joelcio Aluizio Menegaz, morto em 17 de dezembro do ano passado no município de Bom Retiro, na Serra Catarinense. O policial ia para casa quando foi avisado que o motorista de um Gol havia atirado na mulher, dentro do veículo, na BR-282. Na altura do Km 126, o Gol caiu em uma vala. O policial estacionou seu veículo e, armado, foi em direção ao Gol. Enquanto pedia reforço, o policial foi morto com um tiro de pistola pelo motorista do Gol, que se matou em seguida. A mulher também veio a falecer.

 

Já em Itajaí, acontecerá a promoção por ato de Bravura do soldado Alcenir de Oliveira. Na tarde de 25 de março de 2006, ele estava de folga caminhando pela praia do Gravatá, em Navegantes, quando observou dois homens nadando perto das pedras. O mar estava muito agitado e ao perceber que estavam sendo arrastados e lutando para vencer a força das
ondas, o policial decidiu entrar no mar revolto e ajudar aquelas pessoas. Com muito esforço, conseguiu chegar próximo a uma das vítimas, enquanto observava que a outra era arrastada mar a dentro pela força da correnteza, localizando-se já a cerca de 20 metros de distância. Lutando ainda mais contra correnteza, conseguiu trazer uma das vítimas para
junto às pedras. A outra não teve a mesma sorte. Seu corpo foi localizado depois de cinco dias, numa praia de Piçarras.

 

 

POR QUE 11 DE AGOSTO ?

A data magna do estado tem origem na criação da Capitania de Santa Catarina, quando a Coroa Portuguesa através da Provisão Régia de 11 de agosto de 1738, desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.

 

A solenidade na Capital acontece a partir das 16h30min no Centro Universitário da PM, no bairro Trindade.