Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira (29) no Hospital Albert Einstein, em SP, vítima de falência múltipla dos órgãos

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
"O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz o texto divulgado. Pelé estava internado no hospital desde 29 de novembro.
Kely Nascimento, filha de Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. "Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz". O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer "eterno".
O atleta do século XX vinha enfrentando problemas de saúde há bastante tempo, por conta de um câncer no cólon, descoberto em 2021, que evoluiu e atingiu as funções renal e cardíaca. Pelé estava internado desde o dia 23 de novembro
Carreira
O mineiro de Três Corações, Rei Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940. Começou a carreira no Santos Futebol Clube, aos 15 anos, para entrar a eternidade do futebol.
Pelo Santos, Pelé tem marcas impressionantes: foram dez campeonatos paulistas, no qual foi artilheiro por nove edições seguidas, conquistou bicampeonato da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes nos anos de 1962 e 1963.
Aos 17 anos, estreou na seleção brasileira na Copa Rocca contra a Argentina e já começou fazendo o que sábia de melhor: gol e desfilando sua habilidade pelo gramado. Com a camisa do Brasil, foram 95 gols em 113 partidas (de acordo com números da Confederação Brasileira de Futebol) e o tricampeonato mundial em 1958 na Suécia, 1962 no Chile e 1970 no México.
Em 19 de novembro de 1969, na partida entre Vasco x Santos, no estádio do Maracanã, ficou marcado na carreira de Pelé ao anotar o seu milésimo gol em cobrança de pênalti. No total foram 1282 gols marcados pela majestade do futebol em 1364 partidas.
Encerrando a carreira, aos 37 anos, nos Estados Unidos pelo New York Cosmos
Muito mais do que os 37 títulos oficiais, média de 0,9 gols por jogos e os 21 anos de carreira, Pelé se tornou um ícone do global, onde levou o nome do Brasil e do futebol para todos os cantos do mundo.