durante a XII Marcha dos Prefeitos, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios.

Debate terá a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto, e do coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho.

As propostas que tramitam no Congresso Nacional para alterar a legislação ambiental foram debatidas nesta terça-feira (14/7), em painel da XII Marcha dos Prefeitos. O evento está sendo promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ,  até esta 5ª, 16 de julho, no auditório do Brasília Alvorada Hotel.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defendeu a substituição do Código Florestal vigente por uma nova lei, mais moderna e que dá autonomia aos Estados promoverem mudanças nas normas ambientais de acordo com as características regionais. Em junho passado o parlamentar apresentou na Câmara Federal o Projeto de Lei 5.367/2009, que institui no Código Ambiental Brasileiro.

Segundo Colatto, se a atual legislação, em vigor desde 1965, for cumprida à risca, cerca de um milhão de produtores rurais ficarão na ilegalidade. “O Código Florestal é muito confuso e trata os biomas da mesma forma. Não pode uma mesma lei valer para Santa Catarina, para o Pantanal e para a Amazônia, que têm realidades totalmente distintas”, argumenta.