Tendo em vista várias manifestações e questionamentos sobre o não fechamento das escolas e a manutenção das aulas, a Secretaria de Estado da Educação informa que:


Tem mantido contato permanente com a Secretaria de Estado da Saúde e que todas as decisões e manifestações com relação à Gripe A são subordinadas às determinações daquela secretaria.

A Secretaria de Estado da Saúde está monitorando todo o sistema de saúde de Santa Catarina, cumprindo assim o seu papel de órgão responsável pelas providências preventivas e de tratamento necessárias.

Decisões de alguns municípios, de instituições de ensino privado e superior pelo cancelamento das atividades escolares, são consideradas pela Secretaria de Estado da Educação como isoladas e, no âmbito do seu nível de competência, respeitadas.

A Secretaria de Estado da Educação, em razão do exposto, informa que as atividades escolares na rede estadual de ensino terão continuidade, pois não há, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, indicativos epidemiológicos que recomendem o contrário.

Tal decisão também se baseia na total adesão de pais, alunos, professores e diretores de escolas às recomendações da Secretaria de Estado da Educação quanto ao não comparecimento às aulas de estudantes com qualquer tipo de resfriado ou gripe; de manutenção das salas de aula com ventilação constante; de elaboração da alimentação escolar com cuidados adicionais; de suspensão das aulas em turmas ou até em unidades escolares onde se identifique qualquer suspeita de não cumprimento dos itens anteriores.

A Secretaria de Estado da Educação aplaude o elevado nível de consciência dos pais de alunos e dos próprios estudantes que estão recebendo instruções dos professores quanto aos procedimentos de asseio que colocam em prática.

O momento exige atenção e cuidados redobrados e atenta observação do comportamento e de fatos que ocorrem na escola e na vida dos alunos, evitando-se eventos que proporcionem aglomerações com participação de pessoas que, habitualmente, não frequentam o ambiente escolar.

A Secretaria de Estado da Educação está segura de que a Educação também é um caminho de construção da solidariedade e do exercício da responsabilidade.