Neuto pede ajuda federal aos atingidos por tempestade

O senador Neuto de Conto (PMDB) pediu nesta quarta (9) ajuda do governo Federal para socorrer os atingidos pela tempestade que aconteceu em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O senador informou que o governo de seu estado, por meio de suas secretarias e da Defesa Civil, já está socorrendo as vítimas. No entanto, Neuto de Conto disse considerar importante o apoio federal para minimizar os prejuízos do estado e permitir que a população retome suas atividades produtivas.

Neuto de Conto disse que as tempestades atingiram 52 municípios catarinenses, afetando mais de 50 mil pessoas. A cidade de Guaraciaba, disse ele, foi atingida por um tornado que percorreu a região com velocidade de até 180 quilômetros por hora, provocando quatro mortes e deixando 138 feridos. O município decretou estado de calamidade pública, informou, e outras oito cidades estão em situação de emergência.

O senador disse que o temporal destruiu residências, escolas, hospitais e deixou algumas localidades sem energia elétrica. Foram pelo menos 52.503 pessoas atingidas em seu estado, informou, das quais 1.152 estão desabrigadas; 5.854 desalojadas; e 242 foram deslocadas de suas propriedades.

O estado de Santa Catarina, observou o senador, é responsável por parcela significativa da produção de alimentos do país. Neuto de Conto disse que a catástrofe que atingiu o estado destruiu plantações e propriedades, o que impede os catarinenses de trabalhar.

- Esperamos que a defesa civil do governo federal também se sensibilize. Que nos socorra e nos atenda para que possamos minimizar o sofrimento daquela gente e possamos dar-lhe a oportunidade de voltar a trabalhar, a prosperar e ajudar, como ajudaram até aqui, a alimentar Santa Catarina, o Brasil e o mundo - disse Neuto.