Os moradores relatam que não foram indenizadas pelos prejuízos causados pela empresa que construiu a estrutura

Nesta quinta-feira (30), o Mutirão da Cidadania da Defensoria Pública de Santa Catarina estará em Brunópolis, município do Meio Oeste do Estado, para atender as pessoas atingidas pela construção da Barragem São Roque com a inundação de mais de 4 mil hectares de comunidades rurais. A barragem fica localizada no Rio Canoas, que percorre as cidades de Brunópolis, Curitibanos, Frei Rogério, São José do Cerrito e Vargem.


Marcelo Scherer da Silvar, que é o coordenador do Núcleo de Habitação e Urbanismo e Direito Agrário (NUHAB) da Defensoria, explica que a ação na comunidade é necessária porque diversas famílias relatam que não foram indenizadas pelos prejuízos causados aos moradores da região. A empresa responsável pela obra não teria cumprido alguns compromissos assumidos no plano ambiental, como a reconstrução das estruturas comunitárias.

O mutirão da Defensoria acontecerá na Igreja Matriz de Brunópolis, a partir das 13h. Serão prestadas orientações jurídicas referentes às demandas individuais da população atingida nesse episódio, como:

- Lucros cessantes das comunidades; - Danos emergentes decorrentes do enchimento do lago;
- Pendências de indenização;
- Acesso individual à água;