Reunião discute condições de ônibus interestadual no oeste do Estado. MPF busca solução para problemas enfrentados pelos usuários da linha São Miguel do Oeste/Santa Maria (RS)
MPF busca solução para problemas enfrentados pelos usuários da linha São Miguel do Oeste/Santa Maria (RS). Até 10 de dezembro, ônibus que fazem o trajeto deverão ser novos.
O Ministério Público Federal em Santa Catarina realizou, na tarde do dia 21, reunião para tratar dos problemas enfrentados pelos usuários de ônibus que realizam o trajeto São Miguel do Oeste/Santa Maria (RS), operados pela empresa Hélios.
Além da presença da procuradora da República de São Miguel do Oeste, Maria Rezende Capucci, do sócio-proprietário da Empresa Hélios, Carlos Venzon Kipper, e do diretor da empresa, Moisés A. K. dos Santos, a reunião contou com a participação de diversos usuários da respectiva linha.
A reunião teve origem após a abertura de Inquérito Civil Publico, baseado em reclamações feitas no MPF pelos próprios usuários da linha. Conforme as denúncias, as duas principais questões levantadas foram os frequentes problemas mecânicos com os ônibus e a venda de passagem em duplicidade. Além disso, o ônibus é infestado de baratas e alguns carros não possuem ar-condicionado, embora a viagem até o destino final leve em torno de 8 horas.
Na reunião, Carlos Kipper informou que irá tomar as providências necessárias para que não ocorra venda dupla de passagens, o que deve passar por uma readequação do sistema da empresa. Também informou que irá entrar em contato com outras empresas para verificar o produto utilizado para eliminar as baratas. Em relação ao ar-condicionado, argumentou que nos ônibus sem o equipamento é cobrado o valor de passagem em ônibus convencional, ou seja sem ar-condicionado.
Ao final da reunião, a empresa assumiu o compromisso de promover à substituição dos ônibus antigos por novos. Segundo Carlos Kipper, a partir do dia 29 de outubro um ônibus provisório, em estado de novo, será disponibilizado para realizar essa linha, até que seja adquirido um novo ônibus com destinação definitiva para o percurso São Miguel/Santa Maria. Kipper ser comprometeu de resolver o problema até o dia 10 de dezembro. A empresa terá que encaminhar ao MPF, ainda em outubro, relatório do cumprimento do que foi acertado na reunião.
Segundo a procuradora Maria Rezende, serão os próprios usuários da linha os responsáveis pela fiscalização em relação aos compromissos assumidos pela empresa.
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