O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, o presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul Benyamin Parham Fard (Ipplan) e o Diretor de Trânsito Rogério Kumlehn estiveram na manhã desta segunda-feira (11/02), em Joinville, para verificar o funcionamento dos corredores de ônibus e ciclofaixas na cidade.
Entre os pontos analisados, estacionamentos em ruas onde existem corredores, ciclofaixas interligadas, número de pistas de rolagem para os carros, bem como a ligação entre os terminais interbairros. Nas principais ruas João Colin e Blumenau. onde os corredores de ônibus estão instalados, não há vagas de estacionamentos. Em relação as ciclofaixas os locais analisados foram os bairros Boa Vista, Iririú e centro.
Nestes, as análises partiram de locais de início e término, bem como integração das ciclofaixas.
Em Jaraguá do Sul os primeiros corredores serão instalados nas próximas semanas e as vias contemplam vagas para estacionamentos no lado direito e ciclofaixa que interligada com áreas mais distantes do centro da cidade.
Para o prefeito Dieter Janssen a integração das ciclofaixas é necessária para facilitar o trânsito do ciclista que sai de uma determinada região da cidade até seu ponto de trabalho. É a modernização dos eixos de circulação na cidade”. Ele também ressaltou que em Joinville, “mesmo sem as vagas e estacionamentos em vias que possuem o corredor, o comércio continua forte e não foi afetado com a retirada das mesmas”. A visita também mostrou que Jaraguá do Sul está avançando em questão de mobilidade urbana, pois está integrando seu sistema modal de trânsito.
Bicicletas
O Ipplan realizou levantamentos estatísticos e constatou-se um significativo fluxo de ciclistas na vias centrais da cidade. Entre as principais, o instituto destaca a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, que possui índices de fluxo de aproximadamente 900 por ciclistas por dia (período de 8 horas) em dias nublados, e de aproximadamente 1.200 ciclistas em dias úteis com tempo secos. Verificou-se também que parte dos ciclistas trafegam na contra-mão do fluxo da via, fato este que não será permitido com a implantação das novas ciclofaixas centrais (para a segurança dos ciclistas, pedestres e motoristas).
FONTE: Eng. Benyamin Parham Fard
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