Luiz Henrique inaugura subestação em Papanduva
O governador Luiz Henrique, o diretor-presidente da Celesc, Eduardo Pinho Moreira, a secretária regional de Mafra em exercício, Taísa Von Linsingen Tavares, inauguraram nesta sexta-feira (07/03) as obras de ampliação da subestação Papanduva, construídas para dar suporte ao incremento energético dos municípios de Major Vieira e Santa Terezinha. O empreendimento integra um pacote de obras recém-finalizadas pela Empresa na região Norte. No mesmo dia, foram inauguradas novas subestações em Major Vieira e Santa Terezinha.A subestação Papanduva, antes com potência instalada de 9,4MVA, ganhou um novo transformador de igual potência e duas saídas para instalação de dois alimentadores em 34,5kV: um para atendimento da nova subestação construída em Major Vieira e o segundo para atendimento da subestação Santa Terezinha.
De acordo com Pinho Moreira, as obras de ampliação da subestação, que representam investimento de R$ 2,3 milhões, permitem à Celesc melhorar significativamente o atendimento em toda a região, com o acréscimo de disponibilidade de energia (o dobro da potência instalada) e acréscimo de tensão dos novos alimentadores (de 23 para 34,5kV).
"A construção das novas subestações em Major Vieira e Santa Terezinha alivia, em muito, a carga na subestação Papanduva e permitem melhorar, por conseqüência, o atendimento de Papanduva e Monte Castelo, onde a Celesc atende cerca de nove mil unidades consumidoras", explica o presidente da Celesc. Especificamente em Papanduva, o sistema elétrico também ganha o reforço de um novo alimentador para atendimento do centro da cidade, antes atendido por um único alimentador.
Para a secretária regional em exercício Taísa Tavares, o empreendimento é mais uma resposta efetiva do Governo do Estado, juntamente com a Celesc, às necessidades de infra-estrutura nessa região catarinense.
Em seu discurso, o governador Luiz Henrique saudou todas as mulheres presentes, parabenizando-as pelo Dia da Mulher e afirmou que estas obras da Celesc irão assegurar melhores condições de atender ao crescimento do mercado comercial, agropecuário e urbano, garantindo que a região de Papanduva tenha condições de suportar os novos investimentos que estão sendo feitos no município, assim como em todo o Planalto Norte.
Entrega de ordem de serviço - Na ocasião, também foi feita a entrega da ordem de serviço relativa ao Projeto de Eficiência Energética da Iluminação Pública para as Prefeituras de Papanduva e Itaiópolis. Esse projeto, orçado em R$ 2,8 milhões, integra o Programa Celesc de Eficiência Energética ? ProCeleficiência.
As ordens de serviço para realização desses trabalhos finalizam o projeto de cooperação técnica assinado em dezembro de 2006 com as 61 prefeituras catarinenses com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para promover substituição de pontos de iluminação, oferecendo mais conforto e segurança aos moradores desses municípios. Ao todo, serão substituídos 27.658 pontos de iluminação, com lâmpadas de vapor de mercúrio, por lâmpadas de vapor de sódio, mais econômicas e eficientes.
Participaram também do ato o secretário de Estado da Infra-estrutura, Mauro Mariani; o deputado estadual Mauro Aguiar; os prefeitos de Papanduva, Humberto Ribas; de Mafra, João Alfredo Herbst; e de Itaiópolis, Ivo Gelbcke; e demais autoridades.
Deixe seu comentário