O Projeto Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento - Acorde Região de São Joaquim - será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (6)

O Projeto Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento - Acorde Região de São Joaquim - será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (6). O projeto faz parte do Programa Acorde, uma iniciativa do Governo do Estado, e é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, que busca a dinamização econômica da região e a melhoria da qualidade de vida.

A solenidade de lançamento será realizada às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, e contará com as presenças do governador Luiz Henrique, do secretário do Planejamento, Altair Guidi, da secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, do prefeito José Nérito de Souza, e de outras autoridades locais e estaduais.

Haverá exposição de 24 painéis, com a apresentação do projeto na região de São Joaquim. Os painéis são formados por textos, fotografias, mapas e perspectivas, que mostram de forma sintética as obras e ações previstas pelo Projeto Acorde. Após a mostra em São Joaquim, os painéis também serão expostos nos municípios de abrangência da região, e em seguida, por todo o Estado.

O Acorde Região de São Joaquim é o primeiro projeto do Programa Acorde, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento regional a partir da valorização de suas vocações naturais. O projeto, que é coordenado pela Secretaria do Planejamento, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, e tem o apoio da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte, está dividido em seis grandes segmentos. Empreendedorismo, que vai estimular empreendedores a desenvolver na região projetos em áreas promissoras do Turismo, da Fruticultura, da Ovinocultura e Agroindústria Familiar. Infraestrutura, através de um conjunto de obras viárias, aeroportuárias e de saneamento básico, dotando a região de uma infraestrutura de apoio à altura de seus atrativos naturais.

Revitalização urbana, para atrair e satisfazer até os mais exigentes turistas, tornando a região mais aconchegante e charmosa. Melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um processo concentrado de investimentos, obras e ações que elevarão gradativamente todos os índices regionais de desenvolvimento humano. Marketing, com o objetivo de despertar nos empreendedores a visão das grandes oportunidades, além de divulgar a região para o turismo. E finalmente, a integração regional, que prevê a promoção e articulação permanente dos seis municípios da região: São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema.

O programa será lançado inicialmente em São Joaquim para depois se expandir por toda a Serra Catarinense, seguindo o modelo de gestão descentralizada adotado pelo Governo do Estado. A implantação do Acorde Região de São Joaquim é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), sob a coordenação da Secretaria do Planejamento.

Com o apoio de instituições de Ensino Superior do Estado, já foram realizados trabalhos e pesquisas que tratam de Turismo, e Gastronomia, da armazenagem descentralizada de maçãs e de revitalização urbana. Além dos estudos concluídos, o Projeto Acorde ainda prevê a realização de pesquisas na área de Infraestrutura, Saúde e Educação.


O objetivo central do Acorde é articular os planos de governo e definir prioridades de ações. Na região de São Joaquim, em especial, é despertar os investidores para as grandes oportunidades da região, principalmente no que se refere à melhoria dos empreendimentos turísticos e econômicos.

Os atrativos de São Joaquim, como o inverno rigoroso, as belezas das paisagens naturais, a gastronomia típica e o turismo rural, serão valorizados com o Programa Acorde. Com obras de infraestrutura e de revitalização urbana, o programa busca a valorização das características culturais locais, e criar assim uma identidade visual para São Joaquim.

Dentre as obras e ações do Projeto Acorde São Joaquim, destacam-se a revitalização urbana, que prevê a construção de um boulevard na avenida central com calçadão, e de um parque com belvedere (mirante) no alto da cidade, além de implantação de um anel viário para desobstruir o trânsito, obras de sinalização, novo mobiliário urbano, e trabalhos de paisagismo
com árvores nativas; pavimentação completa da estrada que leva à Serra Gaúcha; obras de saneamento básico e de habitação; reformas nas áreas de educação, saúde e segurança pública e programas de qualificação de pessoal, para buscar a valorização do talento local.

"A Secretaria do Planejamento, preocupada diante das desigualdades econômicas e de qualidade de vida, estuda e prepara condições para melhorar o equilíbrio socioeconômico de Santa Catarina. O Acorde São Joaquim será um instrumento para despertar novas oportunidades para a região, alavancando o desenvolvimento de todos os municípios da Região São Joaquim", destaca o secretário Altair Guidi.

Secretaria de Estado do Planejamento