Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




JUSTIÇA ELEITORAL

Justiça Eleitoral de Santa Catarina inaugura 107ª Zona Eleitoral na Grande Florianópolis

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

A nova zona eleitoral vai atender os eleitores de Palhoça e Paulo Lopes

Justiça Eleitoral de Santa Catarina inaugura 107ª Zona Eleitoral na Grande Florianópolis
Foto: Luciano Nunes / TRE
- 107º Zona eleitoral vai abranger as cidades de Palhoça e Paulo Lopes

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) inaugurou no dia 30 de novembro, a 107ª Zona Eleitoral do estado, situada em Palhoça. A criação de uma nova área de jurisdição leva em conta o crescimento expressivo do eleitorado do município, cerca de 150 mil pessoas, visando mais celeridade no atendimento e na condução das eleições na cidade, que até então contava apenas com a 24ª Zona Eleitoral.

A Resolução aprovada determina a recomposição do eleitorado, porque para cada zona eleitoral existente precisar ter aproximadamente 75 mil eleitores, e das competências jurisdicionais. A nova zona eleitoral terá abrangência também sobre o município de Paulo Lopes.

Vale ressaltar que não há efeitos práticos no dia a dia do eleitor, uma vez que a medida por si só não altera locais de votação e a sede da 107ª ZE fica no mesmo cartório eleitoral já existente, localizado na Rua Najla Carone Guedert, nº 951, Parque Residencial Pagani, bairro Passa Vinte.

O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, ressaltou a importância da nova Zona Eleitoral em razão do crescimento populacional de Palhoça, que foi de 62% entre o Censo 2010 e o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o 8º maior aumento registrado entre as cidades de todo o Brasil.

Além disso, o eleitorado de Palhoça corresponde a 67% da população, índice abaixo da média nacional (72%), o que sugere um provável crescimento no total de eleitores ainda para as Eleições Municipais de 2024.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do TRE-SC, des. Alexandre d’Ivanenko, cumprimentou as autoridades presentes e destacou o trabalho em conjunto que permitiu a instalação de uma nova zona eleitoral em Santa Catarina — a única a ser criada em todo o país nos últimos cinco anos. “Palhoça ganha hoje uma nova estrutura, um novo juiz e um novo promotor, para os quais o TRE-SC vai estar sempre disponível a prestar a ajuda que for necessária para o melhor desempenho das suas funções”, garantiu o magistrado.

Serão responsáveis pela 107ª Zona Eleitoral o juiz Ezequiel Rodrigo Garcia e o promotor Júlio Fumo Fernandes. O servidor Humberto Martins Pottes de Mello foi designado para a função de chefe de cartório.

Na sequência, o presidente do Tribunal convidou o desembargador Cid Goulart Júnior, representante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e ex-presidente do TRE-SC, e o juiz do pleno, Willian Medeiros de Quadros, a realizarem junto o descerramento da placa inaugural.

Durante a cerimônia, estiveram presente o deputado estadual e ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins (Podemos); o atual prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia; a presidente da OAB/SC, Claudia Prudêncio; os juízes do pleno do TRE-SC, Ítalo Mosimann, Otávio Minatto e Sebastião Ogê Muniz; o procurador regional eleitoral, Cláudio Cristani; o prefeito de Paulo Lopes, Nadir Rodrigues; além do juiz e do promotor da 24ª ZE, Murilo Consalter e Henrique Aieta.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br