II Seminário da Umic tem como tema ?Memória e Envelhecimento?
-
O propósito é oferecer conhecimento as pessoas com mais de 60 anos de Chapecó. (Fotos: )
Na última semana, os alunos da Universidade da Melhor Idade (Umic) participaram de dois dias de Seminário sobre Memória e Envelhecimento. O encontro foi ministrado pelo doutorando em gerontologia e geriatria, Lucimauro Fernandes de Mello.
Estiveram presentes no seminário, o diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio de Marco, a primeira-dama do Município de Chapecó, Neyla Caramori, a diretora de Proteção Social Básica, Ivana Alberguini, gerente de Serviços de Proteção Social Básica, Cristiane Regina Seben, o diretor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Unoesc Chapecó, professor Gilberto Pinzetta, o coordenador de Pesquisa e Extensão da Unoesc Chapecó, Celso Paulo Costa e a coordenadora da Universidade da melhor Idade de Chapecó, Sandra Maria Toffolo.
O objetivo foi tratar de questões relacionadas à memória, sendo que a partir daí é possível detectar doenças como a depressão, o stress, e demências mais graves como o Alzheimer, o mal de Parkinson e relação com atividades físicas.
O palestrante ressaltou que tratar da memória exige tirar tempo para alguns cuidados como relaxar, centrar-se e fazer exercícios que ajudem a melhorar a memorização, servindo como prevenção.
A Universidade da Melhor Idade de Chapecó (Umic) é uma iniciativa inovadora do Poder Público Municipal de Chapecó em parceria com Unoesc, cujo propósito é oferecer ensino e conhecimento as pessoas com mais de 60 anos que residem em Chapecó.
O projeto já atingiu 176 estudantes na segunda edição, que tem a oportunidade de encontrar nesse projeto de extensão universitária a realização de um sonho, visando melhorar a qualidade de vida. A Prefeitura Municipal de Chapecó e a Unoesc mantêm a parceria iniciada em 2011 e pretende ampliá-la com especialização, a partir de 2013.
Deixe seu comentário