Atletas irão receber a Comenda do Mérito Esportivo 2012

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a Fesporte e o Conselho Estadual de Esportes promovem, nesta segunda-feira (10), a partir das 19h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Esportivo 2012. A festa contará também com a outorga da medalha Marcílio Ramos Krieger, promovida pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC).

As distinções são destinadas a pessoas e instituições que se destacaram no esporte e no direito esportivo durante o ano. Os ganhadores da Comenda foram definidos em novembro em reunião do Conselho Estadual de Esportes (CED) realizada em Caçador, durante a realização dos 52º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Neste ano, serão homenageados com a comenda a Associação Desportiva do Instituto Estadual da Educação (Adiee), além dos cinco novos comendadores do esporte: Álvaro Portugal, Armando Gonçalves, Irmão Celeste Roman, Deraldo Oppa e Theodoro Ducker.

Álvaro Portugal é ex-atleta e há mais de 30 anos tem um trabalho voltado ao basquete de Blumenau; Armando Gonçalves é ex-ateta radicado em Itajaí e ex-árbitro e técnico ligado ao handebol; o Irmão Celeste Roman desenvolve um trabalho comunitário no esporte na região de Turvo e Araranguá; Deraldo Oppa é ex-atleta, dirigente no atletismo e atualmente é diretor-técnico da federação da modalidade; e Theodoro Ducker, que por muitos anos foi ligado à área jurídica do esporte e é ex-auditor do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

O jornalista Alvaro Roberge Ribeiro, ex-atleta, profissional da comunicação e colaborador da Assessoria de Comunicação da Fesporte, nem teve seu nome submetido à votação. Falecido em maio deste ano, ele receberá homenagem in memorian.

Criada no ano passado, a medalha Marcílio Krieger – que leva o nome da maior expressão do direito esportivo catarinense falecido em fevereiro de 2010 – proferida pelo TJD/SC é destinada a juristas desportivos que tenham prestado relevantes serviços na área em âmbito estadual ou nacional. Este ano, o homenageado com a outorga é o jurista paranaense Paulo Marcos Schmitt, que é procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do futebol.

Schmitt é autor de uma série de obras no campo do direito desportivo, como os livros Novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva - Legislação Complementar e Notas Remissivas, Legislação de Direito Desportivo. Já atuou como consultor técnico de várias instituições como Confederações Brasileira de Ciclismo, Handebol e Futebol, além de organizador de fóruns nacionais de legislação desportiva.