Obra teve um custo total de R$ 9,1 milhões e terá capacidade para 352 presos

O governador Raimundo Colombo entrega, nesta terça-feira, 22, o novo Presídio Regional de Chapecó. A obra teve um custo total de R$ 9,1 milhões e terá capacidade para 352 presos divididos em 40 celas coletivas com oito detentos em cada uma delas e mais 16 celas com capacidade para dois presos. A área total construída é de 6,8 mil metros quadrados.

O local de instalação está situado no bairro Efapi, concentrado na área que abrange também a Penitenciária Agrícola. O presídio contará com bloco administrativo, alojamento para funcionários, bloco de encontros íntimos, parlatório e salas de apoio. Haverá guarita, torres de observação, sub-estação de energia elétrica, reservatório para abastecimento de água potável e reservatório para captação da chuva.

O secretário regional de Chapecó em exercício, Gilberto Ari Tomasi, explicou que a conclusão do presídio sofreu um atraso por causa da readequação da estação de energia que atende a unidade. “Será um presídio com extrema segurança. Vai atender as reivindicações da sociedade.”

Por enquanto, segundo o secretário, o atual presídio, localizado no bairro Santa Maria, não será desativado porque continuará abrigando a ala feminina. A expectativa é que nos próximos meses um Presídio Feminino seja construído próximo ao masculino no Bairro Efapi.