Usuários de água podem conhecer situação,demandas, disponibilidades, conflitos e oportunidades dos recursos hídricos da região. Nesta 4ª feira, na SDR de Chapecó, às 8:30h e na SDR de Xanxerê, às 14h

Usuários de água e sociedade em geral poderão conhecer na próxima quarta-feira (9) o diagnóstico da situação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó, com as demandas, disponibilidades, conflitos e oportunidades atuais, relacionadas à água. O diagnóstico abrange o chamado Sistema Hidrográfico de Planejamento de Recursos Hídricos (SHPRH Chapecó), o qual engloba o conjunto das bacias hidrográficas circunvizinhas à Bacia do Rio Chapecó, que também deságuam no Rio Uruguai.

 

Os dados, que fazem parte da segunda etapa dos estudos para elaboração de um Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica, serão apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), durante o 2º Encontro Regional que acontecerá na sede da Secretaria Regional de Chapecó, a partir das 8h30min, e na SDR Xanxerê, às 14h30min.

 

Durante o Encontro, os participantes terão a oportunidade de reconhecer algumas questões importantes da problemática da bacia, identificadas na fase de diagnóstico. Na oportunidade será feita uma visita a campo, em um usuário da água, no caso na empresa SADIA S.A.

 

"Será uma oportunidade para conhecer a situação da água na bacia hidrográfica e os problemas existentes, para que a sociedade civil, os usuários de água e o poder público possam definir ações estratégicas que permitam a sustentabilidade hídrica a curto, médio e longo prazos", explica o secretário da SDS, Onofre Agostini.

 

O Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó objetiva realizar um amplo diagnóstico participativo da situação atual das águas na bacia; e conhecer as disponibilidades hídricas para estabelecer prioridades, metas e estratégias de ações que possibilitem uma gestão integrada e participativa dos recursos hídricos em curto, médio e longo prazos. A SDS, com o apoio do Banco Mundial, através do Projeto PRAPEM/ Microbacias 2, é responsável pela sua elaboração.

 

O plano está sendo desenvolvido com a participação popular, em uma ação conjunta entre o Governo do Estado, sociedade e usuários da água, tendo o apoio fundamental e a efetiva participação do Pró Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó.

 

A empresa MPB Engenharia é a responsável pela elaboração do plano, sob a coordenação da diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) da SDS e de uma equipe de acompanhamento composta por seus técnicos; e uma comissão da sociedade, designada pelo Pró Comitê da bacia.

 

Participarão do encontro representantes da SDS, da MPB Engenharia, do Projeto Microbacias 2, do Pró Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó, da comissão de acompanhamento dos trabalhos, parcerias institucionais, sociedade e usuários em geral. Também estão sendo desenvolvidos, paralelamente, os Planos Estratégicos de Gestão Integrada nas Bacias Hidrográficas dos Rios Jacutinga e Timbó.

 

Etapas do Plano Estratégico - Os trabalhos, para o desenvolvimento do plano, estão sendo realizados em três etapas. A primeira, já finalizada, visou discutir o Plano de Trabalho, o envolvimento da sociedade, a avaliação legal e institucional e a respectiva caracterização da área em estudo. A segunda etapa, em andamento, consiste no levantamento dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, para uma avaliação quantitativa e qualitativa da disponibilidade hídrica e demandas, atuais e futuras. Na terceira e última etapa, serão definidas diretrizes, objetivos e metas para a preservação da água na bacia hidrográfica (SHPRH Chapecó), conforme os anseios locais.