Evento se inicia nesta segunda-feira (5), no Centro Sul, e irá contar com mais de mil participantes
Evento se inicia nesta segunda-feira (5), no Centro Sul, e irá contar com mais de mil participantes
A cidade de Florianópolis sedia, de 5 a 7 de outubro, a primeira edição do SENÁGUA – SEMINÁRIO NACIONAL DE ÁGUA E DESENVOLVIMENTO, evento de importância estratégica para o Estado e país. O evento será realizado no Centro Sul, contando com a presença de palestrantes de grande relevância técnica, científica e política. O evento é promovido pelo IBRASC, Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS.
As discussões que ocorrerão durante o SENÁGUA, com personalidades políticas e técnicas da mais elevada qualificação, certamente intensificarão a inserção do Estado no eixo das decisões nacionais associadas à ÁGUA E DESENVOLVIMENTO, contribuindo para quebrar paradigmas e desfazer mitos que emperram o desenvolvimento sustentável, e a geração de emprego e renda no estado e no país.
A grade técnica e política do evento evidencia a sua expressiva ligação com a multiplicidade de atividades econômicas e sociais dependentes de água e recursos hídricos, bem como com a política de recursos hídricos que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável vem desenvolvendo no Estado a partir de Novembro de 2007.
O reconhecimento da importância estratégica da água e dos recursos hídricos, com evento em solo catarinense, reflete ainda a forte estruturação que o Estado vem realizando no setor, através da Diretoria de Recursos Hídricos, com a implementação de nova dinâmica, ações estruturantes e forte trabalho técnico direcionado ao regramento da garantia dos usos múltiplos, e de suporte ao investimentos e às atividades produtivas consolidadas em todas as regiões de Santa Catarina.
A água encontra-se intimamente associada às atividades econômicas, e por isso a indissociável necessidade da sua adoção como diferencial estratégico de desenvolvimento sustentável, com conceitos práticos de uso múltiplo da água e recursos hídricos na caracterização de problemas e, sobretudo, das potencialidades nas diversas regiões catarinenses e brasileiras.
Público alvo
O público estimado é de mais de 1.000 participantes, formado por representantes de empresas públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, gestores de recursos hídricos, profissionais de engenharia, saúde, turismo, meio ambiente e saneamento, professores, estudantes e prefeitos. A expectativa dos organizadores é que evento tenha significativo impacto na qualificação do segmento de água e recursos hídricos.
A Programação
O programa do evento, a ser realizado de 5 a 7 de outubro de 2009, foi estabelecido com criteriosa abordagem das múltiplas atividades econômicas e de desenvolvimento associadas à temática da água:
1. Códigos Ambientais Catarinense e Brasileiro;
2. Políticas Públicas;
3. Gestão de Recursos Hídricos e Responsabilidade Social;
4. Saúde;
5. Saneamento;
6. Matriz Energética Renovável;
7. Infra-estrutura Hídrica;
8. PAC e Impactos Ambientais;
9. Desenvolvimento Turístico;
10. Balneabilidade;
11. Produção de Alimentos;
12. Programa de Compensação por Serviços Ambientais;
13. Aquífero Guarani, Mitos e Realidade.
Deixe seu comentário