Portal destaca os 40 estabelecimentos gay friendly existentes na capital catarinense

Ser um completo guia on-line voltado para o público LGBT, com foco tanto no turista nacional quanto estrangeiro que visita Florianópolis. Esta é a proposta do portal Brazil Gay Tourism (BGT), que já está disponível no link brazilgaytourism.com em português e inglês – e em breve também em espanhol.

O portal destaca os 40 estabelecimentos gay friendly existentes na capital catarinense, além das três praias populares para este público. A página também traz opções nas áreas de cultura, gastronomia, hospedagem e lazer, agenda de eventos e festas, localização de pontos turísticos e informações sobre transporte, como passeios fretados, táxi, linhas de ônibus, aeroporto, rodoviária e mapas personalizados.

A ideia de criar uma página voltada ao público foi do administrador de empresas Gianfranco Morbini e sua sócia e esposa Svetlana Morbini. “O site está aberto não apenas aos estabelecimentos já frequentados por este público, mas também àqueles que ofereçam um serviço de qualidade e uma linha de trabalho voltada ao respeito à diversidade”, explica Gianfranco.

Svetlana lembra que o público LGBT é formado em sua maioria por pessoas de bom poder aquisitivo, sem filhos, que gostam de viajar de três a quatro vezes por ano e possuem alto nível cultural. “Elas são mais exigentes com a qualidade, tanto dos serviços quanto dos produtos ofertados”, analisa.

Um dos dados que chama a atenção é o fato de que 60% deste público realiza pesquisa on-line sobre o destino antes de fazer a viagem. “Esta é uma característica forte. Gostam de pegar informações antes de viajar, de saber os lugares onde podem ir e que serão bem atendidos. Foi aí que vislumbramos a oportunidade”, conta Svetlana.

No site há informações também sobre Balneário Camboriú, outra cidade considerada gay friendly. A ideia do casal é estender a atuação do portal a outros destinos em Santa Catarina que queiram impulsionar o turismo deste segmento. O projeto dos empresários é tornar o guia nacional, desenvolvendo novos portais com informações sobre outros destinos gay friendly do Brasil.

Apesar de o nome estar associado ao turismo, o portal quer atender também o público local, servindo como uma referência na busca de informações sobre os principais serviços de seu interesse disponíveis na cidade, como médicos, dentistas, lojas e agenda semanal de eventos e festas.

A ideia
A ideia de fazer um guia voltado para o turista LGBT surgiu em 2007, quando Gianfranco desenvolveu um guia fictício dentro da disciplina de Empreendedorismo no curso superior de Administração da UFSC. Ele se formou, trabalhou em outras áreas e cinco anos depois retomou o projeto junto com sua esposa Svetlana, que é tradutora e natural da Sibéria.

Eles iniciaram o projeto por meio de uma intensa pesquisa sobre o assunto, buscando informações sobre o turismo gay principalmente em fontes estrangeiras (sites e revistas especializadas e pesquisas de mercado, entre outros) em países como Estados Unidos e Austrália, onde este setor é bastante desenvolvido.

Em setembro, os empresários lançaram um blog, como uma forma de testar o interesse do mercado. Os resultados foram surpreendentes. Até dezembro de 2012, a página já contabilizava mais de 6 mil visitas e 140 mil páginas acessadas.

Potencial
De janeiro a março de 2012, estima-se que Florianópolis recebeu cerca de 77 mil turistas LGBT, que gastaram na cidade aproximadamente R$ 61 milhões. Este cálculo, feito pelo próprio portal, usa como base o número total de turistas que visitaram a cidade, segundo dados da Santur.

O número leva em consideração que 5% dos turistas são LGBT, de acordo com a Organização Mundial de Turismo, e gastam 30% a mais, segundo dados da São Paulo Turismo e Expo Business LGBT 2012.