Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




FECAM

FECAM recorre a Brasília por mais agilidade nas ações de reconstrução

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

O ofício foi endereçado ao ministro Waldez Góes por meio do Colegiado de Proteção e Defesa Civil dos Municípios de Santa Catarina (CDC/FECAM) e expressa a gravidade da situação, com recorde de enchentes em todas as regiões do Estado e registro de desastres em mais de 60 cidades

FECAM recorre a Brasília por mais agilidade nas ações de reconstrução
Foto: Foto: Roberto Zacarias / Secom Governo do Estado
-

​Em mais uma iniciativa em prol dos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas, a Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil apoio para maior agilidade nas ações que visam ao restabelecimento e à reconstrução dos municípios. O ofício foi endereçado ao ministro Waldez Góes por meio do Colegiado de Proteção e Defesa Civil dos Municípios de Santa Catarina (CDC/FECAM) e expressa a gravidade da situação, com recorde de enchentes em todas as regiões do Estado e registro de desastres em mais de 60 cidades.

Entre as ações solicitadas estão a revisão do prazo para preenchimento e encaminhamento dos relatórios no S2ID para solicitação de recursos, o aporte financeiro para reconstrução das cidades e a abertura de crédito emergencial em outros Ministérios. A FECAM e o CDC/FECAM também solicitaram apoio ao Fórum Parlamentar Catarinense, à Confederação Nacional dos Municípios e às demais federações de municípios do País para que a pauta seja amplamente divulgada e entre na agenda política.

“Desde o início da crise climática que atingiu Santa Catarina, temos direcionado nossos esforços a auxiliar as prefeituras catarinenses a enfrentarem as consequências provocadas pelas fortes chuvas, seja no atendimento direto à população, seja na captação e gestão de recursos”, ressalta a presidente da FECAM, Milena Lopes.

Outras iniciativas da FECAM no amparo aos municípios se deram na área da Assistência Social. As equipes da Federação têm prestado orientações sobre o cadastramento das famílias atingidas, a gestão dos abrigos e a elaboração de planos de contingência; além de auxiliar e apoiar as prefeituras no acesso a recursos federais e extraordinários e na realização de campanhas municipais.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br