Com a assinatura de convênios para formação profissional rural dos produtores de leite do meio-oeste catarinense, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) inicia nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, em Treze Tílias, o roteiro das reuniões regionais de 2013.
O encontro iniciará às 11 horas da manhã no auditório do no Hotel Tirol (rua São Vicente de Paula, 111, centro), na cidade de Treze Tílias, reunindo dirigentes dos Sindicatos Rurais da região.
A primeira etapa consistirá de assinatura de convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Laticínio Tirol para qualificação profissional de agropecuaristas da região. O SENAR financiará 133 treinamentos durante o ano para qualificação de 2.000 criadores. Esse programa de aperfeiçoamento da produção exigirá investimentos da ordem de 210 mil reais e atenderá as áreas de controle de qualidade, produção e manejo de pastagens, manejo de gado leiteiro, transportadores de leite, criação e manejo de novilhas das raças leiteiras.
Após o intervalo para almoço, a reunião será retomada com pronunciamento do presidente da FAESC e do Conselho de Administração do SENAR, José Zeferino Pedrozo, relatando a situação da agropecuária barriga-verde e da contribuição sindical.
Em seguida, os vice-presidentes Enori Barbieri e Nelton Rogério de Souza explicitarão, respectivamente, sobre a implantação da Guia de Trânsito de Animais (GTA) eletrônica e a situação mercadológica da pecuária de leite.
Na seqüência, o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, relatará o desempenho do órgão em 2012 e fará as projeções para 2013. Na mesma ocasião, o SENAR assinará os termo de cooperação técnica e financeira com os Sindicatos Rurais.
Na etapa final, os sindicalistas discutirão assuntos gerais de interesse do setor primário da economia catarinense.
Deixe seu comentário