A posse do Sebrae/SC reuniu lideranças e autoridades nesta quarta-feira, 11/1, na sede da entidade em Florianópolis. Durante o evento, Alaor Tissot, ex-presidente da Facisc e membro do Conselho Superior da entidade, passou a presidência do Conselho a Renato Campos de Carvalho da Fecomércio. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, participou na solenidade e destacou a importância da parceria entre a Facisc e o Sebrae/SC para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas catarinenses. “Através da parceria da Facisc e do Sebrae/SC realizamos uma série de ações para fortalecer as empresas catarinenses e as nossas associações empresariais. É uma verdadeira rede em prol do desenvolvimento, e por isso, essa nossa participação no Conselho é tão importante”.

A gestão de Alaor Tissot foi exaltada por todos os presentes. “Só tivemos resultados positivos porque trabalhamos unidos e coesos”, destacou Tissot. Por todo seu trabalho e dedicação, Alaor foi homenageado no evento. “Os resultados podem ser evidenciados em números. Somente em 2022 foram mais de 220 mil empresas únicas atendidas e mais de 1 milhão de atendimentos. Nesse período, ampliamos a nossa presença nas redes sociais, aumentamos o número de Salas do Empreendedor pelo Estado, que hoje está presente em 118 municípios catarinenses, e realizamos o maior Startup Summit da história, além de termos consolidado nacionalmente Santa Catarina, Florianópolis e o Sebrae como grandes atores do ecossistema de inovação nacional. Por meio do Programa Cidade Empreendedora, que foi executado em 107 municípios catarinenses nesses quatro anos, também impactamos 70% da população e 75% das micro e pequenas empresas de Santa Catarina, com ações de desburocratização, incentivo a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, educação empreendedora e capacitação de lideranças”, disse o superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

Tissot continua no Conselho como representante da Facisc e vai comandar a gestão de Compliance no Sebrae/SC a convite do presidente empossado. Compõem o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/SC, além da Facisc, o Badesc, Banco do Brasil, BRDE, Caixa Econômica Federal, Fundação Certi, Faesc, Fampesc, FCDL, Fiesc, Fecomércio, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Sebrae Nacional, Senai/SC e UFSC.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, foi reconduzido ao cargo, assim como Luc Pinheiro, diretor técnico, e Anacleto Ortigara, diretor de Administração e Finanças.

O atual presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, parabenizou a atuação de Alaor Francisco Tissot nos últimos quatro anos e falou sobre o seu compromisso a partir de agora ao assumir a atual gestão. “Teremos um ano desafiador pela frente, em que a economia brasileira ainda se recupera de uma recessão e de todos os impactos de uma pandemia. Nesse cenário, mais uma vez os pequenos negócios se consolidam como peças fundamentais da retomada, como agentes protagonistas de geração de emprego e renda. Precisamos unir esforços e trabalhar em conjunto para apoiar os empresários catarinenses e garantir um ambiente de negócios cada vez mais favorável. Trabalharei para fortalecer a relação e as parcerias com as instituições catarinenses para que juntos possamos criar soluções e ferramentas de apoio e estímulo ao empreendedorismo”, disse.